Resenha: Criança 44

em 29 de fevereiro de 2016


Confira a resenha do livro Criança 44









"Um thriller formidável: original e fascinante da primeira á última página." - Scott Turow




Autora: Tom Rob Smith
Editora: Record/BestBolso
Lançamento: 2018/2011
Tradutora: Beatriz Horta Correa
Páginas: 434
Classificação: 5/5 estrelas. Favoritado!


Links: SkoobGoodreads







Sinopse



A história se passa numa oprimida União Soviética que na visão de Stalin, era um estado perfeito onde não existia crime. No ponto de vista da população, também não há crimes, mas a URSS está longe de ser perfeita. 

Numa sociedade extremamente pobre e faminta, as pessoas vivem o tempo todo com medo. Livros são proibidos e há espiões inimigos por toda parte, qualquer gesto ou ato é suspeito. Todos são suspeitos. Ninguém pode sair fora da rotina. Quem é o espião inimigo? Você? Ele (a)?

Quando uma criança é encontrada morta próxima aos trilhos de um trem, o detetive Liev, um agente da MGB, é chamado para 'investigar' o caso. Todos estão convencidos que a morte foi causada por um acidente já que não existem crimes na URSS. Não é isso que a família do menino pensa.

Depois de várias investidas da família em convencer o detetive a investigar o suposto assassinato, ás escondidas pois pensar dessa maneira é uma traição ao Estado, Liev cede e começa uma investigação para convencer a família de que foi um acidente, claro que não é isso o que ele descobre. E a descoberta é... sensacional.

Liev, um fiel agente do Estado, acredita estar fazendo o certo prendendo tantos suspeitos, nunca imaginaria que seu passado está diretamente relacionado com a morte da criança e que o Estado nunca esteve tão errado.

Como investigar um caso de assassinato num lugar onde todos acreditam que não há crimes? Como Liev lidará com as descobertas? Como convencerá a URSS de que existe uma falha? Quais serão as consequências?

Esse livro foi inspirado em um famoso serial killer da URSS, famoso por 52 assassinatos.


Minha ínfima opinião



Este livro é simplesmente sensacional! Para vocês terem uma noção, quando comecei a leitura, em todos os tempos livres que tinha no dia, eu apenas lia. O livro nos trás não apenas uma sede pela história mas também a triste realidade da URSS naquela época. 

Além das péssimas condições de vida da população, o medo e paranoia levavam as pessoas a pensar que todos eram espiões e inimigos, ocasionando a morte de muito inocentes. Tudo era motivo de desconfiança, um simples olhar, um passo fora da linha, um tom de voz mal calculado, e pronto.... a pessoa poderia ser um espião em potencial, pronto para dar informações confidenciais aos inimigos do Estado. 

Toda a trama, as situações pelas quais o detetive passou, as consequências pelas escolhas dos personagens, foram todas muito bem pensadas e nada clichês.

E a trama não fica apenas na investigação do assassinato, ela vai muito além disso, relevando fatos impensáveis sobre os personagens. 


Tom Smith soube como transformar o narrador numa indubitável testemunha onisciente dos acontecimentos, pensamentos e emoções. A realidade é retratada com tanta vivacidade que nos faz desconfiar de tudo e todos. 


Liev, o agente bonzinho da MGB, nos cativa pela total confiança no Estado. Acreditando que executa seu trabalho com maestria prendendo verdadeiros espiões, acha que tudo o que faz é pelo bem da URSS, e não questiona. É um personagem querido e humano que passa por uma grande maturação.

Raíssa, sua esposa, tem um papel importantíssimo na trama. É ela que faz questionarmos ainda mais a veracidade dos fatos. Tanto que em determinadas situações me senti culpada por certas conclusões precipitadas, forçando-me a perguntar: quem é inocente? Quem não é inocente? A maneira que Smith a apresenta juntamente com o desenrolar da trama ora nos faz odiá-la ora nos faz amá-la, e claro, no fim, você acaba compreendendo tudo.

E claro, o grande serial killer: o autor penetra em sua alma esclarecendo os motivos de seus atos. Fiquei surpresa.


E tem filme


Fiquei surpresa quando, ao ir no cinema, deparei-me com o cartaz do filme desse livro (que eu sequer sabia que existia). Não vi nenhuma propaganda por aí, se não me engano, ficou pouco tempo em cartaz em 2015.

Não tive a oportunidade de vê-lo, mas pelo trailer parece um filmão! Não parece fugir muito da trama do livro. 



E aí, já assistiu ao filme? Leu o livro? Me conta o que achou! E o filme, vai encarar? Eu já estou o procurando para assistir!


27 comentários , comente também!

  1. Olá. Eu não sabia sobre este livro e achei incrível a premissa. Dei uma conferida no trailer e que elenco maravilhoso.
    Quando leio gosto de histórias mais leves, engraçadas e até romanticas, mas quando se trata de filmes gosto de algo mais denso e esse filme pode se encaixar melhor com meu gosto do que livro em si. Amei a dica.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é mesmo incrível! Quando você ler me avisa, quero saber sua opinião.

      Excluir
  2. Que interessante. Curto muito livros que tratem de estórias do gênero, com um misto de crítica governamental e mistério, e isso sem contar que você devorou o livro, o que anima mais ainda, rs.
    Talvez eu o leia sim, mas caso isso não aconteça, ao menos o filme eu assistirei. :)

    Abraço,
    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  3. Eu achei esse livro excelente e muito bem escrito.
    O filme é muito bom, vale a pena ver. Mas... sempre o mas, não se compara ao livro e o serial killer no filme... não sei como falar sem soltar spoiler, mas quem assistir ao filme sem ler o livro, não saberá de verdade quem ele é.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu simplesmente amei o livro e também recomendo a leitura! Também fiquei desconfiada de tudo e não imaginava o desfecho que teve.
    Quanto ao filme, estou super curiosa para assistir!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que trazem um pouco de história seja ela legal ou triste como nesse caso.
    Fiquei interessada tanto no livro tanto no filme. Preciso ler e ver!!!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Essa capa me chamou muita atenção desde a primeira vez que vi, só por ela já posso imaginar que o livro traz muito suspense...
    Lendo sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler, adoro histórias de serial killer, principalmente essas como você citou que ora nós o odiamos e ora os amamos...

    Parabéns.
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hello!

    Adoro historias assim do livro Criança 44.
    Cheio de suspense e misterios, ja vi que te prendeu do inicio ao fim e agora vc vai atras do filme.
    Eu sempre procuro livros assim com uma trama mais sombria, nao gosto de terror, mas esse tipo de misterio me deixa louca.
    Gostei demais da dica de leitura e vou tentar ler e ver tb.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do livro, realmente gostei, MUITO, mas... (sempre tem um mas,rs)... O cara é estilo Highlander. Algumas escapadas até são críveis, mas várias delas são simplesmente muito inverossímeis pros meus neurônios. Há um exagero imenso no grau de dificuldade apresentado nas fugas que tornaram muitas delas relativamente tediosas para mim, sendo a cena do uso do dente e do corpo a pior delas, na minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
  9. A sinopse desse livro já é uma resenha rs
    Eu ainda não conhecia mas fiquei bem curiosa para ver o desenvolvimento dessa história, gosto de tramas com essa temática e mais ainda quando o desfecho é totalmente inesperado. Sobre ter filme... obaaa! claro que vou querer assistir mas só depois de ler o livro =D

    ResponderExcluir
  10. Eu já assisti o filme, e é ótimo, mas eu não sabia que tinha livro =O
    O livro deve ser bem mais detalhado que o filme, e eu pretendo ler. Bem legal você ter gostado, e ainda bem que não tem nada de clichê na história, porque assim eu fico sem saber o que esperar do escritor.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Criança 44 faz parte de uma trilogia, li apenas o primeiro livro e fiquei realmente muito desiludida de como o ser humano pode ser cruel com os seus. Mas o conhecimento histórico é imensurável. Excelente livro! Ainda não li os outros livros, mas pretendo em breve assim que tiver uma grana sobrando para comprá-los. Olha só a a ordem da trilogia: Criança 44, O Discurso Secreto e Agente 6. Um grande beijo!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Não sou fã de livros com investigações e assassinatos, mas saber que a história se passa na URSS me deixou bastante curiosa, pois li pouquíssimas histórias que acontecessem por lá. Saber que foi inspirado numa história real me deixou ainda mais curiosa para ler, parece ser mesmo muito bom.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Erica,
    adorei sua resenha e a trama do livro me agradou bastante, tenho lido romances e fantasias, o ultimo livro que li nesse estilo foi Jardim de Inverno e mexeu muito comigo, tenho certeza de que esse não será diferente.

    Obrigada pela dica.
    Abs,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Uau que livro incrível! Fiquei intrigada com a estória. O mistério e a retratação dos momentos naquela época... Quero! Amei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Tudo bom?
    Confesso que esse não é meu género favorito de leitura, mas fiquei super curiosa com a sua resenha. O livro tem todos os elementos para despertar o nosso interesse. Já tinha ouvido falar do livro, mas também não sabia que tinha filme! Com certeza vou ler o livro antes né...
    Obrigada pela dica.
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Ahhhhh, já tive esse livro em mãos mas acabei deixando de lado, já foi devolvido e agora tô aqui arrependida!
    Super curto esse tipo de livro e eu adorei a proposta desse!
    Também não sabia do filme, nem verei o trailer por conta dos possíveis spoilers HAHAH
    Vou ler siiiim, em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Amo thrillers e esse parece ser de tirar o fôlego. Não conhecia, mas já anotei o nome pra ficar de olho. Essa edição da bestbolso deve ser bem em conta (sempre encontro a preços ótimos).
    A trama parece ser bem interessante e eu sou daquelas que super se empolga com esse tipo de leitura. Não sabia que tinha filme. Que bacana! Procurar para assistir depois que fizer a leitura.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  18. Antes de mais nada quero dar os parabéns pelo seu texto ficou ótimo (bem escrito). Aproveitei para seguir seu blog =) Apesar de gostar de suspense, confesso que leio menos do que deveria, mas adorei a indicação. Mesmo que o cenário não seja tão comum, seria legal sair do lugar comum: Estados Unidos e Inglaterra. A capa desse livro é linda e consegue despertar a curiosidade do leitor. Enfim gostei muito de saber sua opinião sobre a leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  19. Érica tudo bem, muito instigante o enredo desse livro e fiquei muito interessada na leitura e no filme também! A cenário a história é muito bem condizida. Bjkas

    ResponderExcluir
  20. Que livro maravilhoso, hein! Já estou querendo muito ler! Realmente, a realidade do povo russo na época do Stalin não era nada fácil. É um povo bastante sofrido. A sua resenha me deixou muito curiosa para saber como o investigador vai conduzir essa busca para solucionar o crime. Parece-me ser uma história muito rica e dinâmica. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Oii,

    Eu li Serial Killer??? Hahahaha. Ando tão fascinada em livros com serial killers, que já quero esse também. Claro que todo o mistério que vai envolver a história me interessa também. Estou curiosa para conhecer essa história.

    beijos

    ResponderExcluir
  22. oi
    adorei a premissa da historia,apesar de não ler muito esse gênero,vou anotar essa dica...talvez esse ano eu leia :) amei sua resenha me deixou curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Hi baby, tudo bem? adoro livros com temática histórica, ainda não tinha ouvido falar do livro e nem do filme mas fiquei bastante interessada, sua resenha reforçou meu interesse, adorei hehehe

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Muito legal a questão de mostrar um mistério e uma série de assassinatos na União Soviética em um período tão crítico de sua história.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Faz tempo que não leio um romance policial e essa pegada meio Russa me deixou interessada nessa leitura. Não conhecia a obra e nem sabia que tinha adaptação também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir