Resenha: J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia - Michael White

em 16 de fevereiro de 2016


Autor: Michael White
Editora: DarkSide Books
Lançamento: 2013
Tradutor: Bruno Dorigatti.
Páginas: 280
Link: SkoobGoodreads
Classificação: 4/5 estrelas. 


Quando vi essa biografia, pensei: preciso ler! Eu necessitava saber: quem era o gênio por traz da Terra Média? No que ele se baseou para escrever obras tão espetaculares? Quais foram suas inspirações? Michael White soube responder muito bem a essas perguntas.
 Nesta biografia, Tolkien é retratado não como autor, mas como marido, pai, amigo e professor. A obra mostra como foi sua vida desde o nascimento até sua morte e relata também como foram suas relações no decorrer da vida e quais foram suas conquistas.
Por ser uma obra biográfica, não darei muitos detalhes sobre a vida de Tolkien por conta de spoilers, mas posso adiantar que se você não conhece detalhes sobre a vida de Tolkien, irá se surpreender, assim como ocorreu comigo.

Lendo o livro, muitas vezes me pareceu que eu não estava lendo uma biografia (aquela linguagem maçante), eu estava lendo um romance. É claro que uma biografia não pode deixar de ter datas e fatos históricos, faz parte da vida, mas White soube agrega-las de uma forma que tornou a leitura menos cansativa.
Após a perda do pai, Tolkien, seu irmão e a mãe passaram por muitas dificuldades, mas durante algum tempo, conseguiram viver bem devido à ajuda financeira dos familiares da mãe. Quando a ajuda foi cortada, devido a desavenças religiosas, Tolkien e sua família foram obrigados a sobreviver da pequena pensão que a mãe recebia pela morte do marido. Naquela época, a maioria das mulheres não trabalhava, então durante muitos anos, passaram por dificuldades.
Mesmo após ter se tornado professor, Tolkien teve uma vida difícil por muito tempo, pois o salário de professor, assim como no Brasil, não era suficiente, obrigando-o a realizar trabalhos extras para complementar sua renda.
Tolkien era um ótimo contador de histórias em suas aulas e um amigo muito querido, principalmente por C. S. Lewis. A amizade dos dois foi muito bem detalhada no livro.
É possível ter bastante noção sobre o pai e o marido que Tolkien era e esses foram lados do Tolkien que me surpreenderam muito, a ponto de me desapontar.
Quanto a suas inspirações, White relata as pessoas e cenários prováveis que Tolkien se baseou para criar a Terra Média, assim como seus personagens mais queridos. E, realmente, é difícil não notar a semelhança.
Esse livro é uma obra que recomendo para todos que queiram saber um pouco mais sobre o “Senhor da Fantasia” e sobre suas inspirações para a criação da Terra Média.  Além de conhecer um pouco da personalidade difícil do autor.
É claro que da Darkside não se pode esperar algo mal feito, então não é surpresa dizer que a edição é linda e muito bem trabalhada! Ela contém fotos de Tolkien em diversas fases de sua vida, uma série de listas sobre suas obras publicadas no Brasil, sites sobre o autor e seu universo, bem como várias listas de pesquisas e teses a respeito de sua criação.

Após essa biografia, lerei todas as suas obras com outros olhos!

22 comentários , comente também!

  1. Érica, sou a mais nova integrante do grupo do Skoob em novos Blogs, e digo que foi e é um prazer visitar o seu Blog e demonstrar a minha surpresa, somos vizinhas em Santo André! =D

    Será uma honra te acompanhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooooooi, obrigada! Nossa, que coincidência, moramos pertinho! Hahaha

      Me diz qual é o seu blog?

      Excluir
  2. Olá!

    Não sabia que o Tolkien tinha biografia. Não li os livros dele por não ser de meu gênero favorito, mas sei de sua importância pra literatura. E que capa maravilhosa da Darkside!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lindo. Muito bem trabalhado! Tem várias fotos. Capa dura, maravilhoso. rs Se algum dia se interessar em ler, recomendo.

      Excluir
  3. Olá
    Nossa, vivo namorando essa Biografia, mas acabo comprando outros livros da Editora, sou uma fã do universo criado pelo autor e gostaria de conhecer esse homem tão imaginativo que criou todo esse mundo. Além do mais, com uma capa dessas, merece estar na estante ^^

    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, merece estar na estante só pela capa,haha. Para você que gosta das obras dele, recomendo muito. Mostra quais foram suas inspirações para criar a Terra Media, muitas pessoas especiais na vida foram homenageadas pelos personagens.

      Excluir
  4. Olá,

    ual que legal, adorei a premissa e sua resenha bem capaz de eu ler, não por agora, to atrasada rs, mas em breve.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Oi, o Tolkien é um dos meus autores preferidos. Eu não conhecia a biografia do autor, mas fiquei muito interessada nela.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não li ainda. Quero muitoooooo!
    É legal ler biografias de autores, a gente se sente até mais íntimos lendo seus livros.

    Ótimo post!!

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thay! Leia sim! Eu não gosto muito de biografias mas é muito bom para conhecer um pouco mais sobre os autores.

      Excluir
  7. Oiee

    Eu ganhei esse livro em um sorteio do Skoob. Apesar de querer muito saber do Tolkien, eu estava como medo de ser um livro maçante, por ser biografia.
    Fiquei animada agora. Vou ler.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acreditooooo que você ganhou. Que sorte hein! Leia sim.(:

      Excluir
  8. OI!

    Esse é um livro que com toda a certeza eu leria, sou fã dele e ele é gênio e lógico que tinha como amigo outro ícone, C.S. Lewis! O que não entendi foi pq vc se decepcionou como pais e marido (É possível ter bastante noção sobre o pai e o marido que Tolkien era e esses foram lados do Tolkien que me surpreenderam muito, a ponto de me desapontar.), isso me intrigou.


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desapontou sim.:T Na verdade não como pai, mas como marido. Ele era uma pessoa muito difícil de conviver, até com os amigos mesmo.

      Não quero falar mais para não dar spoiler. rs

      Excluir
  9. Ele era pai e marido ruim? Que pena, eu pensava que adoraria ter um pai escritor famoso UAHAUH.
    Não sou fã de biografias, mas é interessante conhecer mais do autor.
    Bjs, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Mari, ele era um ótimo pai, mas marido... É melhor você ler, ahaha. (por causa dos spoilers). Em outra situação eu falaria tudo da vida dele pra você (como fiz com alguns amigos), maaas como o livro é uma biografia... se eu falar da vida dele darei spoilers. ahah

      Excluir
  10. Oi,

    Nossa!!! Adorei a sua resenha!!! Não conhecia esse livro e confesso que fiquei com vontade de sair agora e procurá-lo, fiquei curiosa pra saber o que tem na vida dele que tu não gostou a ponto de te desapontar....

    linda resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise leia sim. Acho que desapontaria muitas pessoas, não sei. haha Cada um é cada um.

      Excluir
  11. Hello!

    Adoro os filmes baseados nos livros, mas nao sou mto fã da escrita de J. R. R. Tolkien.
    Nao conhecia o livro J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia e fiquei impressionada com tudo que vi aqui no post.
    E olha que não sou mto de ler biografias, mas essa fiquei interessada, acho q pelo que vc falou se parece um romance, os livros biograficos sao meio chatos e esse parece ser mais legal.
    Darkside é uma das minhas preferidas.

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro a escrita dele. Acho ele um ótimo contador de histórias!
      Tem algumas partes cansativas, mas no geral é uma leitura ótima.

      A Darkside é demais! Adoro!

      Excluir