Resenha: Starters - Lissa Price

em 13 de fevereiro de 2016




Starters: sobreviver é apenas o começo.

Autora: Lissa Price
Editora: Novo conceito
Tradutor: Ivar Panazzolo Júnior
Páginas: 368.
Classificação: 3/5 estrelas.
Links: 


Ótimo passa-tempo!








Sinopse

Num mundo futurístico onde idosos vivem mais de 200 anos (os Enders), a guerra dos esporos matou todos os adultos da Terra. Chamadas de Starters: crianças órfãos sem avós e bisavós tornaram-se renegadas, eram obrigadas a se esconderem em prédios abandonados e a caçarem alimento em lixos, muitas vezes tendo nada para comer durante dias, nem mesmo água.
Callie perdeu seus pais na guerra e, sem outros familiares, a não ser o irmão, passa os dias tentando sobreviver. Depois de um bom tempo de sofrimento, a única saída que Callie encontra é tornar-se doadora da Prime Destinations: uma empresa alugadora de corpos. 
A empresa contrata adolescentes e aluga seus corpos para Enders em troca de uma boa quantia em dinheiro. Dinheiro que poderia mudar a vida de ambos, porém, o que Callie não esperava é que seu aluguel estaria longe de ser normal e que tanto sua inquilina quanto a Prime Destinations teriam outros planos para o futuro. Planos que em momento algum tornariam possíveis os sonhos de Callie.


Opinião

Starters é um livro de leitura fácil, daqueles que se lê em um ou dois dias. Tem uma linguagem simples e é gostoso de ler. A estória me prendeu bastante. Apesar disso, encontrei furos na estória e certas coisas que não me agradaram: alguns acontecimentos ocorrem rápido demais e os personagens principais simplesmente mudaram da água para o vinho, repentinamente ficam corajosos e atrevidos (por isso as três estrelas). Mesmo assim, a originalidade me ganhou e talvez ganhe você também.

Particularmente, gosto de livros grandes ou séries pois sempre acho que livros pequenos são mal explorados e esse não foi uma exceção. Mesmo que os personagens sejam "meio sem sal", eu gostei e recomendo. É um ótimo passa-tempo!


Sobre a duologia

Lissa Price compôs a estória em dois livros curtos (pelo menos eu achei  curto, podia ter sido uma estória melhor explorada) tendo escrito também alguns contos adicionais no formato digital, gratuito. 
Infelizmente, descobri os contos após a leitura do primeiro volume. Eles funcionam como uma introdução a realidade dos livros, são eles:

  • Retrato de uma Starter - uma descoberta ( 21 páginas).
  • Retrato de uma doadora - uma introdução a série (28 páginas).
  • Retrato de um inspetor - uma introdução a série (41 páginas).
  • Retrato de um esporo - conto (34 páginas).


Ainda não li os contos, mas pretendo lê-los antes de começar o segundo volume, assim Quando isso ocorrer, posto as resenhas no blog. Não acho que não ter lido os contos tenha comprometido meu entendimento, entretanto, talvez sejam elas que respondam as lacunas que encontrei em Starters. Quem sabe, após a leitura destes contos, eu não tenha uma melhor opinião sobre o livro?
O mais engraçado é que os contos só foram lançados no mesmo ano de lançamento do segundo volume. Isso me leva a pensar se os leitores não reclamaram assim como eu e, para concertar o que faltou (e calarem a boca do pessoal, assim como a minha, talvez), Price tenha escrito os contos, e gratuitamente. 

Segundo a editora, quem gosta de Jogos Vorazes também gostará bastante desta "duologia", e isso pode ser verdade sim, mas não espere que tenha a mesma qualidade.
Vale lembrar que Starters (e Enders, o último volume) foi um dos livros favoritos e mais vendidos em vários países (traduzidos para mais de 30 países) na época de lançamento.

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário