Análise geral: anime Fairy Tail

em 20 de março de 2016

Anime parado na estante de hoje: Fairy Tail


Será que vale a pena você tirar esse anime da estante para assistir? Confira a resenha!



Já faz um tempinho eu estava com uma ideia parada na estante: começar a discutir sobre mangás e animes aqui no blog. Eu gosto muito desse universo geek e com tantas obras boas que existem... quem sabe eu não consiga convencer algumas pessoas a entrarem nesse universo também, não é mesmo?

Sei que muitas pessoas até tem curiosidade/vontade de assistir algum anime, mas não sabem por onde começar. Dessa forma, hoje começarei a nova coluna do blog  - "Animes parados na estante - análise geral" (resenha) - com um dos meus animes favoritos: Fairy Tail.

Aliás, se você quer dar uma chance ao universo dos animes, Fairy Tail é um dos animes que eu indico.


Enfim, bora conhecer um pouco mais sobre Fairy Tail  e ver se ele realmente faz seu estilo e se vale a pena tirá-lo da estante.




Sinopse


"O Reino de Fiore... Um país neutro de 17 milhões de habitantes. 
Esse é o mundo da magia. A magia é usada todo dia, é uma parte importante na vida das pessoas.

E há aqueles que usam a magia com seu trabalho. As pessoas os chamam de Magos. Esses Magos pertencem a várias guildas e fazem trabalho por comissão. Existe uma quantidade enorme de guildas no país. E, em uma certa cidade, há uma certa guilda...

Uma guilda onde várias lendas nasceram, ou melhor, onde várias lendas irão nascer. E seu nome é Fairy Tail." 

Ela é uma das melhores e mais fortes guildas do reino de Fiore, que fica na cidade de Magnólia, sendo considerada a guilda número 1.

O problema é que ser a guilda número 1 não é nada fácil e isso trará uma série de problemas e consequências. 

Sempre existirá alguém querendo destruiu tudo, não é mesmo? Ou derrotar a guilda.


É aí que Natsu, Lucy e os seus companheiros, Happy, Gray e Erza, da Fairy Tail entram.


Juntos, vão defender a guilda e a família Fairy Tail e provar a seus inimigos que a amizade está acima de tudo. Até dá força!




Foco e Mensagem


Qual o foco do anime? Pode-se dizer que, de um modo geral, ele demonstra laços de amizade fortíssimos que nascem e crescem, sempre. Amizade para a Fairy Tail é mais importante do que tudo e isso fará com que a guilda supere diversos obstáculos. Fazer parte de uma família, que não precisa ser entre pessoas do mesmo sangue, e lutar por ela é o que importa

Os magos da Fairy Tail estão sempre dispostos a ajudar quem precisa e não levam desaforo para casa, ou melhor, para a guilda. E claro, não deixam que ninguém inocente seja prejudicado; nem mesmo os que merecem, de forma injusta. 

Tudo isso, trará situações emocionantes que te deixarão com os olhos cheios d'água e te farão pensar: isso que é amizade, isso que é amor. E certamente, depois de assistir Fairy Tail, você desejará formar uma guilda (hahahah, eu quero!).




E não é só isso, esses magos sabem perdoar quem lhe fez mal e sabem SE perdoar. 


Particularmente, é isso que me atrai nos animes/mangás: a maioria sempre traz uma mensagem muito bonita e importante nos fazendo refletir sobre muitas questões da vida.

Quem pensa que anime é "coisa de criança", está muito enganado! É de criança e de adulto também! hahah. Brincadeiras a parte, muitos animes (muitos mesmo) tem uma temática muito mais adulta do que infantil. Incluindo Fairy Tail.

Não que crianças não gostem, mas muitas coisas precisam de mais amadurecimento para serem compreendidas. No fim, crianças ou adultos, todos se divertem.


Fairy Tail é um anime que ensina valores essenciais



Classificação e Faixa Etária


A editora JBC, responsável pela publicação do mangá de Fairy Tail no Brasil, afirma que a classificação etária é de 14 anos.

Eu diria que é um anime indicado para todas as idades. Porém, outras fontes que indicam o anime para maiores de 10/11 anos.

Fairy Tail é um Shonen, O que é isso? Shonen em japonês significa "jovem garoto". Animes desse estilo têm como público alvo adolescentes. Shonen tem como foco principal a amizade e é repleto de batalhas. É o meu gênero favorito de anime (eu gosto de porraada, hahah).

Contudo, mesmo que o público alvo sejam os adolescentes, Fairy Tail alcança um público muito vasto: de crianças até adultos. É um anime divertido com personagens diversificados. Entretanto,  dependendo da idade, nem todos entenderão a mensagem que o anime passa... ou algumas coisas que são deixadas no ar, por exemplo, alguns romances


Enfim, se você está em busca de um anime leve, engraçado e emocionante, você precisa assistir Fairy Tail. É uma obra que fará você sentir uma vasta quantidade de emoções.


Os magos da Fairy Tail travam diversas batalhas que envolvem os mais criativos tipos de magia, mas não há sangue. Muitos dizem que esse detalhe é um ponto negativo, pois, o personagem apanha, apanha, apanha e nós só conseguimos ver que eles estão machucados por causa algumas manchas que aparecem na pela ou por estarem enfaixados, literalmente. Não há sangue. Não há mortes (talvez uma ou duas, mas não é mostrado).



Se você não gosta muito de romance, fique tranquilo (a) pois não aparecerá nenhum casal trocando carícias ou se declarando (salvo uma ou duas exceções que são mais cômicas do que românticas). Se você gosta de romance, esse também pode ser um ponto fraco, porém, se você prestar muita atenção existem alguns romances no ar. 


E que particularmente me dão um tanto de raiva, pois tem hora que você se pega pensando: beija logooo, para de enrolação!!!! E depois você pensa: será que era só impressão minha... eles não se gostam?


Romance em Fairy Tail não existe explicitamente


Há quem diga que o anime tem seu toque sensual, as mulheres do anime são todas linda, esbeltas e com seios fartos... as vezes aparecem de biquíni, algumas usam roupas mais curtas e decotadas. Mas eu, particularmente, não vejo nada demais e não me sinto incomodada (obs: eu odeio animes eróticos/ecchi). Não é nada muito forçado, não há apelos sexuais.


Personagens


O interessante desse anime é que ele possui uma quantidade muito grande de personagens secundários, claro que eles não aparecem o tempo todo, mas certamente em determinada etapa da estória eles vão se destacar e mostrar do que são capazes. E você vai se surpreender. Existem personagens para todos os gostos.

Há certa controvérsia quanto aos personagens principais, é difícil se chegar a um acordo sobre quem é o verdadeiro protagonista do anime.


No decorrer da estória, alguns personagens novos vão surgindo. Alguns vilões, por exemplo, que, ao descobrir o verdadeiro valor da amizade, entraram para a Fairy Tail, e outros perdidos pelo universo também (hahaha). Esses personagens novos serão muito importantes, e talvez se tornem um dos principais!


Cada arco destacará alguns personagens e poderá contar suas estórias que, muitas vezes, são emocionantes. Muitas das tragédias que podem vir a ocorrer no anime, e que talvez serão evitadas pela guilda, podem estar relacionadas com a vida de alguns desses personagens.

Outra questão interessante é que essas estórias individuais não são infantis, são tristes, emocionantes, estórias de perdas, de superação.

Há personagens extremamente fortes tanto femininos quanto masculinos.





Estrutura, Episódios e Temporadas


O anime possui vários episódios superando o número de 250, mas é tremendamente emocionante e engraçado, características que tornam essa quantidade um número muito pequeno. Fairy Tail não possui muitos fillers comparado a outros animes

O que são fillers? Fillers são episódios com estórias individuais que não fazem parte da saga, por exemplo, o dia de algum personagem, uma missão pouco importante, uma festa na guilda. São episódios que você pode pular.


O anime ainda está sendo lançado e está em alta no japão, por isso, ele será desenvolvido até o final do mangá (muitos animes não são terminados).

Atualmente, o mangá de Fairy Tail já foi finalizado. No Brasil, são 63 volumes. Apesar de ter acabado de lançar há pouco tempo, eu já estou torcendo para que a editora relance. Não consegui comprar os primeiros volumes! Quero a coleção toda!


Como todo anime, Fairy Tail é dividido por arcos.

Para você que não sabe o que é arco, explico agora: arcos são uma espécie de temporada. Cada arco tem uma história central e seguir a sequência correta dos arcos (ordem crescente do número de episódios) é seguir a continuação e evolução desse mundo mágico.

Mesmo assim, o anime não perde o foco principal e, a cada arco, os personagens evoluem, a estória fica cada vez melhor e empolgante: você vai conhecendo o reino de Fiore aos poucos, aparecem inimigos cada vez mais fortes e malignos.


Antes, o objetivo da guilda era apenas se proteger e cumprir seus trabalhos, com o decorrer do tempo os trabalhos que antes eram simples ficam mais difíceis e perigosos, tomando rumos maiores, levando os personagens a salvarem o reino.

Para quem não conhece muito sobre animes, cada episódio de anime tem cerca de 20 minutos de duração.


Resumindo

Como eu disse, Fairy Tail é um dos meus animes favoritos e um dos responsáveis por me fazer amar o universo "otaku".

O anime vale a pena ser assistido sim. Ele conseguirá lhe arrancar algumas lágrimas e, logo em seguida, fazer você rir. É bem engraçado e divertido.


As batalhas são muito boas e emocionantes ( não melhores que as do Naruto), fazendo você vibrar pelos personagens demasiadamente cativantes e guerreiros (fodõesss, rs). A maioria das estórias também.

Não tem sangue e nem mortes. Não é violento (apesar de ser um anime com diversas batalhas).
Não é erótico (depende do ponto de vista), pelo menos eu não vi nada demais.
Não tem romance e foca mais no valor da amizade.




Conseguiram ter uma noção sobre o que é o anime? Bom, como todo anime compostos por diversas sagas, Fairy Tail tem seus altos e baixos. Possui alguns episódios chatos e algumas estórias também. 

Em geral, o anime fica melhor a cada arco e os personagens sempre surpreendem. Por isso, se você achar os primeiros episódios um pouco chatinhos calma que será apenas a introdução ao universo de Fairy Tail.


Atualmente, o anime está no último arco. Muitos que terminaram de ler o mangá se decepcionaram. Eu ainda não sei o final.


Enfim, chegamos ao final da análise! Espero que você gostado e que resolva assistir esse anime parado na sua estante!


Você que já assistiu ao anime ou leu o mangá, me conta o que você acha da obra aí nos comentários. Sem spoilers, hein!

5 comentários , comente também!

  1. Oi Erica, nós do blog As Faces de Amélia indicamos você para responder a TAG Liebster Award, segue o link da nossa postagem: http://www.asfacesdeamelia.com/2016/03/tag-liebster-award.html?m=1
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ele é um dos meus favoritos! Recomento muito para quem gosta de aventuras com pitadas de humor.

    ResponderExcluir
  3. Estou no 12ep até agora não gostei. Não sei se é pq ainda não engrenou ou o anime é morno mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira saga não é muito cativante, mas acredite ficará cada vez melhor.

      Excluir