15 de março de 2016

Lançamento / Resenha: conto Imperfeição - Rennan Andrade

Ooi pessoal, hoje estou aqui para falar sobre a novidade do autor Rennan Andrade. Preparados?
Como eu disse no post de apresentação da parceria (se você ainda não viu, clique aqui), o Rennan lançará sua nova obra em setembro deste ano, uma antologia: A Verdadeira Morte. Ela compõe, basicamente, diversos contos sobre assuntos corriqueiros que merecem a nossa atenção.

O conto Armadura de Ferro, já lançado pela Amazon, faz parte dessa antologia e hoje falarei sobre mais um conto da obra que será lançado dia 19 de março: o conto Imperfeição. 

O conto já me foi disponibilizado e inclusive eu já li, portanto, o que você lerá agora, será sua resenha. 





Imperfeição
 "Essa foi a minha vida junto a Arthur..."





Conto: Imperfeição
Obra: Antologia "A Verdadeira Morte"
Autor: Rennan Andrade
Lançamento: 19 de março de 2016 (do conto)
Páginas: 7.
Classificação: 3/5 estrelas.
Compre: Amazon




Sinopse

Jéssica, uma adolescente de 16 anos, se apaixona por seu colega de classe Arthur sem ao menos ter trocado uma palavra com ele. Arthur não é o tipo de garoto mais adorado pelas meninas, ele é quieto, aluno mediano, mas Jéssica gosta dele. Gosta justamente por conta disso.  Ele não é tão bonito... mas ela acha ele lindo. Como explicar esse sentimento sem ao menos conhecê-lo? Você alguma vez já passou por isso?
Esse conto não tem nada de mágico e o especial está exatamente nisso. Quem nunca teve um amor platônico na escola? Daqueles que mal consegue-se olhar para a pessoa sem corar e sentir uma queimação no rosto?
Rennan Andrade irá explorar justamente isso: esse amor. A possibilidade. E, tendo um final surpreendente, nos fará refletir sobre o tempo que muitas vezes perdemos por nos acharmos incapazes.


Opinião

Rennan conhece seus personagens e sabe demonstrar seus sentimentos muito bem. 
Jéssica, a protagonista, se vê apaixonada pelo garoto recluso da sala e não sabe como lidar com a situação. Não que ela nunca tivesse passado por isso antes, mas dessa vez era diferente. Sem ao menos ter falado alguma vez com ele, diversas vezes no decorrer do conto, Jéssica se depara com situações embaraçosas não sabendo como agir e o que fazer. Como saber se ele gosta dela? 
O conto fala sobre esse tipo de amor. Aquele friozinho na barriga que temos quando não sabemos o que fazer nestas situações. O nervoso de ter a iniciativa de falar com alguém interessante.

Tendo uma linguagem simples e fluida, o autor me transportou aos meus tempos de escola e fez-me relembrar meus amores platônicos. Com tantos pensamentos, sentimentos e sensações, consegui me colocar no lugar da personagem e passar por seus devaneios. E até sentir aquele frio na barriga.

O conto é narrado principalmente por Jéssica, mas Arthur também tem seu espaço, permitindo a nós leitores penetrarmos na cabeça de cada um dos personagens, proporcionando-nos uma visão melhor da situação.

Mesmo tendo essa experiência de viagem no tempo, de volta a minha adolescência, o final do conto aconteceu de forma rápida e sem muitas explicações. Foi um tanto surpreendente e repentino. Acredito que essa tenha sido, obviamente, a intenção do autor, mas mesmo assim, senti falta de uma maior exploração sobre o que ocorreu e talvez esse seja o ponto fraco do conto. Essa ausência vai depender da sua concepção e entendimento de vida, leitor: cada um de nós temos opiniões e experiências diferentes, afinal. 

A realidade é assim mesmo: nada ocorre da forma que esperamos; as vezes ocorre de uma forma muito melhor, outras vezes... não.

Imperfeição é conto que retrata o amor que todos nós sentimos um dia: platônico; e as possibilidades e consequências que se têm ao tomar a iniciativa ou deixar de tomá-la.

2 comentários:

  1. Poxa, a estória me pareceu tão clichê, não sei se leria, mesmo que você pareça ter gostado, Erica. Acho que tô ficando cada vez mais chata com as minhas leituras hahah

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, por um lado é bom, assim você consegue ser mais seletiva e ler só livros tops!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...