Resenha: Cada Segredo

em 9 de março de 2016


Confira a resenha do livro "Cada Segredo" de Laura Lippman.


A autora sabe como te deixar curioso (a).





Autora: Laura Lippman
Editora: Record
Lançamento: 2011
Tradução: Márcia Alves
Páginas: 406
Classificação: 1/5 estrelas.

Links: Skoob, Goodreads.




Sinopse


Ronnie Fuller e Alice Maning, duas garotas brancas, tinham 11 anos quando compareceram a última festa de aniversário. Após serem expulsas da festa, sozinhas resolveram voltar para suas casas que ficavam a poucos quarteirões dali. Ninguém poderia imaginar que o que encontrariam mudaria suas vidas para sempre, ou melhor, suas atitudes mudariam suas vidas para sempre.

No caminho, encontram uma criança negra, de aproximadamente 1 ano, que estava num carrinho de bebê supostamente abandonado. O que fazer com o bebê?

Poucos dias depois, a criança foi encontrada morta e as meninas condenadas a sete anos de confinamento reformatórios distintos, por assassinato. 


A criança assassinada era neta de um renomado juiz negro que tentou de todas as formas condená-las a prisão perpétua pelo crime brutal. E justamente por serem crianças, é que foi possível apenas condená-las a sete anos, uma pena longa para a idade. 


Sete anos depois desse brutal assassinato, as garotas são soltas, já com 18 anos, e precisam se adaptar à sociedade. Acontece que, coincidentemente, uma criança negra de 3 anos desapareceu. 

Será que Ronnie e Alice estarão envolvidas?



Minha ínfima opinião


Nas primeiras páginas pensei que seria um super livro! Comecei a leitura achando a história envolvente, apesar de ser uma narrativa lenta, mas só nas primeiras páginas. Alcancei a 100ª página tendo a impressão que tudo o que li não acrescentou nada a trama. Também ocorreu isso quando alcancei a 200ª página, a 300ª página e finalmente até o final do livro.


Eu lia, lia e lia e nada era solucionado, as pistas dadas não levavam a boas descobertas sobre o assassinato do bebê e o desaparecimento da outra criança (na minha opinião, é claro). 

Acabou da mesma forma que começou: monótono e sem emoções. 


No final, o caso foi rapidamente solucionado e... acabou! Desfecho totalmente previsível.


Não houve aprofundamento dos personagens e nem dos crimes. Pensei que a autora apresentaria personagens densos e que realmente fosse me chocar e assustar, pois nele existem duas questões que, quando juntas, assustam: crianças + assassinato, ainda mais quando os acusados são crianças! Entretanto, a autora não conseguiu me impressionar, não senti nenhuma emoção.


O que me fez continuar o livro foi o intenso suspense. Incrível como, a cada página, eu ficava na esperança de que algo realmente fosse acontecer, e isso me fez ler o livro até o fim. Lippman sabe como te deixar curioso (a).

Existem vários personagens além das duas garotas. Muitos mesmo. E a trama mostra o ponto de vista de todos eles. Desnecessário.


A autora contou um pouco da história de cada personagem, além de suas preocupações e reflexões sobre os crimes. E o tempo todo tive a impressão que Lippman não conhecia seus personagens.


No início, pensei que tudo fosse se encaixar de uma maneira genial, mas depois que li só me pareceu "encheção de linguiça".

Foram histórias de vida demais para um livro só. Já li livros nesse estilo: um festival de personagens e histórias, mas tudo se encaixava, tinha emoção, tinha propósito. Não nesse caso.


Em romances desse estilo, o que se espera são assassinos terríveis, detetives brilhantes, cenas de crimes chocantes e um desfecho... imprevisível. E mesmo que o foco do livro não tenha sido a ação em si, o propósito não foi desenvolvido com maestria


Acredito que o objetivo da autora tenha sido este: o de mostrar o ponto de vista de cada personagem sobre o crime, o que cada um sentia e pensava e dar menor ênfase ao caso em si; no fim, Lippman não foi bem sucedida, ela não soube penetrar na essência dos personagens e dissecá-los. Não soube descrever suas razões sentimentos. 

Fiquei impressionada pelo elogio da Tess Gerritssen, que admiro muito, a respeito da obra e não pude deixar de pensar: perdi alguma coisa ou foi apenas jogada de marketing?

Resultado: é um bom livro para quem sofre de insônia.

Mesmo assim, vi vários elogios (apesar de a classificação ficar sempre em três estrelas). Talvez você possa ter uma opinião melhor que a minha e um entendimento acima do meu. Afinal, temos gostos e experiências diferentes.


Estou super curiosa para saber o que você achou do livro! Me conta aí nos comentários!


Leia minha ínfima opinião sobre outros romances policiais - Resenha: Criança 44


19 comentários , comente também!

  1. Cara, que sinopse doida! A ideia daria um livro super bom, é uma pena que parece que o autor não sou aproveitá-la. Concordo contigo quando diz que um livro do gênero necessita de personagens muito bem construídos.

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, tinha tudo para ser ótimo!

      Excluir
    2. Finalmente alguém que partilha da mesma opinião que eu. Tô chegando na 300ª página só pra terminar mesmo, não gosto de deixar leituras incompletas. O livro é muiro ruim, convehamos.

      Excluir
  2. Esse é o tipo de livro que chamo de cilada hehhehe Fazem uma sinopse enganadora e a gente se lasca, se arrasta em 400 páginas e só termina esfolada hehehehe
    Já li livro que não tinha "nada" e gostei, por isso digo que a escrita é fundamental, quem sabe escrever faz bula de remédio ser atraente.
    Mas há sempre um próximo livro e mais uma oportunidade do escritor acertar e alegrar a gente.
    Sua resenha é excelente, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah bem isso mesmo Janise! Fiquei um pouco desanimada para ler outras obras dela, quem sabe um dia. Os autores também tem seus altos e baixos, né?
      Muuito obrigada pelo elogio, fico sempre muito feliz!

      Beijos e boas leituras!

      Excluir
  3. Eita, eu teria abandonado antes da página 100, mesmo com todo o suspense haha. É triste quando o autor não consegue envolver tão bem os leitores e a trama.
    Beijocas, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Mari eu sou uma pessoa muuuuuuito curiosa então não consegui abandonar, o suspense era tanto (o ponto positivo do livro). É uma pena mesmo!

      Excluir
  4. Já fiquei meio assim por ver sua nota, depois de ler sua resenha com certeza não irei ler...
    Fico muito irrita quando leio livros desse tipo e apesar de não gostar de abandonar um pela metade acredito que esse seja o tipo que eu não aguentaria ler até o final, não gosto de enrolação e quando as coisas ficam a deriva. :(

    Parabéns pela resenha sincera!
    Beijos
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico decepcionada por ter que dar essa nota, mas o que posso fazer? Foi minha opinião.
      Muito obrigada Bruna!

      Beijos e boas leituras.

      Excluir
  5. Poxa vida, uma história assim tão pesada e o autor não soube desenvolver, nem chocar? Desanimador... Acho que é normal esperar muito depois de ler essa sinopse, assuntos tão pesados e polêmicos. Uma pena ele não cumprir a ideia que passa. :/
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Nossa, a história tinha tudo para ser interessante, e acabou decepcionando. COnfesso que esperava mais, e conforme fui lendo os seus comentários, cheguei a conclusão que não vou ler o livro rs. Nem vou deixar para a próxima rs.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, é um livro que eu não indico para ninguém haha, mas já vi alguns elogios então talvez você tenha outra opinião.

      Excluir
  7. Nossa, que triste. A sinopse me pareceu tão interessante... Eu fico arrasada quando isso acontece comigo, pego um livro que tinha tudo para ser maravilhoso e simplesmente é pura enrolação, não leva a lugar nenhum e parece terminar rápido porque o autor cansou de escrever sobre a obra.
    Pode não o caso desse livro para algumas pessoas, mas foi para você e parece ter sido para outros também... Vou pular.

    ResponderExcluir
  8. Hello!

    Nossa, nunca ouvi falar do livro Cada Segredo, e já vi que nao foi das melhores leituras.
    A premissa nao me animou a conhecer a historia e essa falta de aprofundamento de tudo realmente acaba com a historia.
    Que bom que li a sua resenha, nem vou tentar ler.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oie
    não conhecia o livro mas não é bem o que curto ler, mesmo assim, fiquei curiosa depois que li o enredo, é bem chamativo e interessante, bela resenha e dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Saudações literárias! Gostei muito da sua resenha, mas não é um livro do qual eu passe a ler. Quem sabe um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Esse não é o tipo de livro que costumo ler, mas depois da sua resenha tenho certeza que não irei nem tentar.Nossa é horrível quando nos decepcionamos dessa maneira!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  12. Oie

    Jura que não é tudo isso??
    Tenho e estava mega ansiosa pra ler, achei que fosse um super suspense.
    Mas é como vc falou, as opiniões podem mudar, eu vou ler e depois te falo o que achei.
    Acho a capa bem legal.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir