Resenha: Entrevista com o Vampiro - Anne Rice

em 14 de março de 2016



O livro Entrevista com o Vampiro é o primeiro livro da série "Crônicas Vampirescas".



Entrevista com o Vampiro Anne Rice - resenha do blog Parado na Estante


"O mal é um ponto de vista" - Lestat.






Autora: Anne Rice.
Volume: 1.
Editora: Rocco.
Tradução: Clarice Lispector.
Páginas: 334.
Classificação: 5/5 Favoritado!.

Links: SkoobGoodreads.




Sinopse


Louis de Pointe Du Lac é um vampiro francês audacioso: contratou um jornalista para escrever a história de sua vida compilada no livro "Entrevista com o Vampiro". E ao contrário do que você pode imaginar, o livro é mais uma história contada do que uma entrevista em si.

Em uma sala escura, frente a frente com o jornalista que registra tudo com um gravador, Louis relata sua vida quando humano até tornar-se vampiro, em 1791, pelo inestimável Lestat.

Louis, um homem rico nascido na antiga Lousiana, herdou a fazenda da família e vive junto de sua mãe, irmã e irmão. Após uma tragédia que marcará Louis para sempre deixando-no com marcas psicológicas que estarão expostas também em sua imortalidade, Lestat aparecerá e mudará ainda mais sua vida. Ou seria morte? 


Transformado em vampiro, Louis verá o mundo com uma beleza e nitidez apenas permitida a vampiros e, numa viagem sem volta, procurará por respostas às suas perguntas a respeito de sua espécie.

Louis é um personagem de uma singularidade incrível. Ele será a "estrela" da obra que fará você amar o que ele ama e odiar o que ele odeia. Ele é o vampiro melancólico que não aceita ter sido transformado e o tempo todo se culpa por suas ações, tanto em vida quanto em "morte". Ele trava diversas batalhas internas que alguma vez na vida nós certamente já nos perguntamos, questões extremamente existenciais e profundas. O que seria ele? Um filho de Deus? Do diabo? Ele vai atrás destas respostas.

Sua sensibilidade e amor pelos humanos o leva a escolhas peculiares e um sofrimento ininterrupto que o obrigará a abordar grandes questões como a vida, a morte e a imortalidade. E Lestat, o vampiro insensível e sem coração confundirá ainda mais sua cabeça (a de você também leitor) e de seu discípulo trazendo a ambos consequências desastrosas.

Além de histórias sensivelmente inéditas, tanto no quesito psicológico quanto na criatividade da autora, Anne Rice nos fará viajar pela Europa com belas descrições dos ambientes: Nova Orleans, Paris; numa viagem também ao tempo.

Neste primeiro volume, o universo vampírico será revelado ao mortais pela primeira vez e caberão a eles considerar a obra como ficção ou não. 


Louis quebrará uma das mais importantes regras do universo imortal: nunca revelar aos humanos que vampiros existem e quem são eles.

E isso, claro, trará muitas consequências ao universo vampírico, especialmente para ele e Lestat; no decorrer da série.

Anne Rice apresentará este maravilhoso universo vampírico visto aos olhos de Louis que nos fará amá-lo e odiar Lestat.


Opinião


Anne Rice foi quem me iniciou nesse tão amado mundo literário e tenho por ela um carinho e admiração inestimável! Me apaixonei pelo universo vampírico assim que iniciei a leitura do primeiro volume da série, Entrevista com o Vampiro, e te contarei o por quê.

Primeiramente, os vampiros de Anne Rice são de carne e osso. O que quero dizer com isso? Ela os criou de uma maneira tão brilhante que nos leva a imaginá-los realmente no nosso mundo, no "dia-a-dia", como sendo algo possível de realmente existir, sem fantasiar. Eles não são seres "super mágicos" e maquiavélicos como pensei que seriam. Eles se misturam com a multidão e são "filhos da noite". 


Os vampiros de Anne Rice tem sentimentos, são extremamente inteligentes e complexos. 



Eles amam, odeiam e sentem medo sim. 


São tão complexos quanto os humanos.


A escrita de Anne Rice muitas vezes tem um tom filosófico e, de maneira alguma isso torna a leitura arrastada, os personagens parecem estar 'conversando" com o leitor.


Por isso, o livro nos traz diversas reflexões: a questão da vida vs morte, por exemplo. Anne Rice escreve de uma maneira que é impossível não nos colocarmos no lugar dos personagens, obrigando-nos a fazer e sentir suas escolhas juntamente com eles. 


Outra questão importante é a imortalidade. Certamente, você já se perguntou como seria ser imortal, não é mesmo? Louis nos mostrará os prós e os contras, levando-nos a acreditar, ou melhor,  quase sentir na pele que sobreviver constantemente à passagem do tempo não é um ótimo destino.


Anne Rice tem uma escrita apaixonante. 


Difícil explicar, acho que para entender é preciso ter a experiência da leitura. Não é uma linguagem simples, mas também não é uma linguagem complexa, é única. Não é por acaso que as crônicas vampirescas são considerados verdadeiros clássicos. Mas calma que de chato e massante não tem nada.


Cláudia é um dos personagens mais inesquecíveis das crônicas vampirescas. A questão ética e a precocidade serão muito bem abordadas com ela, resultando uma mescla de amor e ódio compreensível.


Amo a série "crônicas vampirescas" e você? Já leu, conte aí nos comentários sua experiência: gostou ou não? Por quê?



Leia o que escrevi sobre o segundo livro da série: resenha O Vampiro Lestat - Anne Rice


42 comentários , comente também!

  1. Eu adoro o filme desse livro, mas acredita que já não curti tanto o livro? Até comecei a lê-lo, mas ele não pegou minha atenção e eu acabei deixando de lado lá pela página 100. É uma pena, pois a partir disso acabei desanimando de ler mais livros da Anne Rice.
    Só uma dúvida: a tradução foi feita pela Clarice Lispector mesmo? A escritora? :o

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  2. Sou louca pra ler esse livro, já assisti ao filme várias vezes e nunca me canso da trama ou dos personagens. Já li vários comentários, tanto positivos quanto negativos, mas ainda espero conferir por conta própria. Fico extremamente curiosa diante da ambientação.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Existe vários livros sobre vários e alguns são chatos demais, que eu nem consigo começar a leitura, mas já vi falar sobre a Anne e só vi elogios sobre os livros dela, e você também é uma das fãs de carteirinha dela e fiquei bem interessado pelo livro.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Não sei nem o que falar quando me deparo com uma resenha de um livro de Anne Rice. Entrevista com o vampiro é um clássico. ♥ ♥
    Como tu disse, ela escreve de uma forma filosofal, sim é verdade. Lembro-me de ter lido esse livro a tempo e agora preciso reler com certa urgência.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Certamente é um de meus livros preferidos. A narrativa de Rice é deliciosa, assim como Louis... hahahahha
    Na verdade Lestat tbm, enfim... u.u
    a obra é um primor, de uma qualidade maravilhosa, sou louca para ler os outros da série... me apaixonei pelos vampiros graças a ela tb hehhhe
    bjs...

    ps.: fiquei até feliz de ver esse livro resenhado, não vejo mtos blogs fazendo isso rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Lestat, Armand e A Rainha dos Condenados. Não que eu não goste dos outros, mas esses três. Cada vez que leio Lestat eu tenho vontade de colocar aquele mimado no colo. Se bem que de mimado ele não tem nada.

    Amei sua resenha e saber que você é apaixonada pelos vampiros da Rice. Mas eu guardei um lugarzinho meu coração para um vampiro muito parecido com o Lestat.... Amo Eric Northman com igual intensidade rsrrs

    ResponderExcluir
  7. Gente, como assim são 11? eu pensei que fosse apenas um volume kkkkk sinal de que estou mesmo desinformada.
    Enfim, gostei muito eu ainda não li o livro (e nem todos os outros kkk) mas esse universo m e agrada bastante e sempre me chama atenção. Eu não curtia, mas do ano passado pra cá eu passei a ler mais sobre esses seres e a cada livro que leio eu gosto mais. Adorei a dica

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Sempre fui doida para ler o livro, mas ate hoje não o adquiri. Queria muito le-lo, pois eu simplesmente amo o filme e o acho muito interessante. Adorei a forma como vc falou dos personagens e da escrita de Anne Rice.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  9. Hello!
    Anne Rice é demais, não é?
    Ainda não li Entrevista com o vampiro, mas tenho muita vontade. Da série Crônicas Vampirescas, eu li Pandora. E é bem isso que você falou. Os vampiros da Anne são reais, e palpáveis. São de carne e osso como nós.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu sou simplesmente apaixonada pela Anne Rice, Entrevista com o Vampiro me abriu portas para novos mundos, todos os personagens dela são filosoficamente trabalhados e fogem muito da questão fome/matar/humanos/romance com a qual fomos bombardeados depois do crepúsculo! Eu sou suspeita porque amo e tenho a saga toda!
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem?
    Este é um livro que mais chama a minha atenção referente a essa autora. Nunca li nada da autora infelizmente ainda não tive oportunidade. Achei a sua resenha bem diferente do que costumo ler em outros blogs, bem separado, achei incrível realmente isso tudo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Dá pra acreditar que nunca vi o filme? E nem foi por falta de vontade, só oportunidade...bem agora tenho um motivo para não vê-lo. Detesto ver o filme antes de ler o livro e vou providenciar a leitura o mais rápido possível!!! Adorei a resenha...
    Abraço,

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Apesar dos elogios a escrita e a trama, eu não gosto de livros com temas vampirescos. Não sei porquê..rs
    Mas diante de tantos elogios para o obra, creio que seja uma ótima dica para quem adoro o gênero.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente nunca li nada da Anne Rice, mas espero ler tudo porque sou apaixonada por vampiros.
    Sei bem como é essa história pelo filme (que amo).
    Espero poder ler esse livro e ficar ainda mais apaixonada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Apesar da autora ser conhecida, eu não li nenhum dos seus livros. Eu nunca me interessei por histórias de vampiros, mas lendo sua resenha me deu vontade de saber mais sobre a história e, talvez, ler mais livros sobre o tema.
    Amei a resenha e que bom que você gostou do livro, espero gostar também.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nunca li o livro e nem assisti ao filme, mas já li a graphicl novel de um spin off e fiquei morrendo de curiosidade em ler. Espero que eu consiga fazê-lo e tomara que eu ame. Já adoro Louis, só preciso conhecê-lo um pouco melhor.

    ResponderExcluir
  17. Oi!!!!


    Ainda não li o livro e confesso que fiquei curiosa para ler essa história. O filme é bom demais e nos remete a um ambiente sombrio e vampiresco, que eu adoro. Engraçado eu não sabia que a Clarissa que traduziu esse livro, mas uma estrela para essa obra. Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca li nenhum livro da Anne, mas confesso que ela é uma autora que eu tenho muita vontade de conhecer!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Comecei a ler, mas acabei parando por falta de tempo. Nem cheguei a entender todos esses detalhes humanos dos vampiros e isso me chamou bastante a atenção, até porque os vampiros de hoje são quase super-heróis, haha

    Ótima dica :)

    Bjs, Cass | Sobre Livros e Outras Coisas

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Ainda não tive o prazer de ler esse, mas amei ler Pandora.
    Adorei a escrita da Anne e também a sua resenha. Espero ver outras dessa série por aqui!
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Sou doida para ler esse livro, pois adoro histórias de vampiros, e esse é quase unanimidade. Ouvi poucas pessoas relatarem não ter apreciado muito a leitura. Sua resenha, ótima por sinal, deixou-me com muita vontade de acelerar o início dessa leitura.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Eu tenho três livros da Anne na minha estante há muito tempo: Entrevista com o vampiro, Cântico de sangue, e Sangue e Ouro; mas sempre enrolo para começar a ler. Sempre vejo comentários elogiando os livros e quero muito ler logo. Adorei sua resenha, me deixou mais ansiosa! ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, meu irmão tem os livros e é apaixonado pelo imaginário criado pelo autora. Eu nunca li os livros, apenas vi o filme. Mas li um outro livro dela, chamado O Servo dos Ossos que apesar de não falar sobre vampiros, tem uma carga histórica muito rica em detalhes, que até hoje me lembro perfeitamente de suas descrições. É uma escritora incrível que merece ser lida por todos. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é um clássico, um dos poucos de vampiro que aprecio, não por ser um clássico que aprecio, mas por me identificar muito com o texto. O que percebo é que muitos depois desse, ficaram clichê, não conseguem atingir a genialidade da autora.

    ResponderExcluir
  25. Oi Erica!
    Acredita que eu vi o filme e adorei, comprei o livro, mas até agora eu não li? O que é uma pena, levando em consideração que a Anne Rice é uma das autoras de mais prestígio na temática vampiresca, não é?
    Anne Rice é tudo de melhor que eu já li na vida, fico tão feliz quando encontro pessoas que compartilham desse gosto comigo...
    Vamos ver se leio ainda esse ano. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oii!!
    Olha eu nunca li a Anne Rice, mas sempre fui curioso quanto aos livros dela por que fazem muito sucesso né? Se eu não estiver confundindo as coisas fizeram até uma adaptação dessa série com Pitt e Cruise? Eu também amo vampiros e sinceramente gosto de todos os tipos dos que brilham ao sol aos sanguinários rsrs!!
    Eu me interessei mais por essa série quando saiu a hq e vi algumas imagens, acho que seria mais fácil para mim ler a HQ do que o livro em si, mas quando li 11 livros acabei desistindo de novo, não sei como essa mulher não se perde na historia!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  27. Olá! Já ouvi falar muito deste livro, mas não me interessei em lê-lo. Já tentei algumas leituras neste universo dos vampiros, mas não consigo ir até o fim. hehehe Mas fico feliz que tenhas gostado. Um abraço pra ti.

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bom?

    Já vi o filme e gostei bastante, mas confesso pra você que estou bastante extasiado de vampiros, então não pretendo ler algo do tema por um tempo, mas, quando a vontade surgir, esse com certeza estará na lista, afinal, é quase um clássico. Gostei bastante da resenha! :-)

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Li esse livro recentemente e realmente não consegui gostar nem um pouco dele. Louis é chorão, Lestat é brincalhão e cruel e Cláudia é irritante. As personagens não me cativaram, a narrativa tampouco. Da Anne Rice, prefiro A Hora das Bruxas.

    ;*

    ResponderExcluir
  30. Sempre tive vontade de ler os livros da Anne Rice, especialmente esse porque já vi o filme e gostei demais! Só ouço elogios tanto sobre a autora quanto sobre a obra.
    Gostei muito da resenha e do tipo de vampiro que descreveu! Ótima dica!
    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Oiiiii,
    primeira vez passando por aqui. Parabéns pelo blog.
    Enquanto a resenha, nossa! Eu sou uma amante de capas e amo essa daí. Sinceramente não sei se ela combina com a história, mas acho linda (adoro capas pretas).
    Eu nunca consegui ver o filme inteiro, sempre tive que parar em algum momento: ou perdia o inicio ou perdia o final.
    Li sua resenha e bateu aquela saudade de relembrar a história. Vale a pena ter os 11 livros!
    Um beijão!
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi, já vi vários comentários sobre a obra, mas ela em nenhum momento despertou a minha curiosidade.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá :D
    Nunca li nada da autora mas esse livro parece ser bem interessante, principalmente pela maneira como ela montou os personagens de tal maneira que se misturam com os humanos e não são como os vampiros de Crepúsculo que brilham haha
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá Érica, eu gosto de livros com personagens sendo Vampiros, gosto mesmo, mas ainda não li nada dessa autora o que seria bem interessante para saber como ela lida com eles. Adorei sua resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  35. Hey,
    Eu nunca li nada da Anne Rice e tenho muita curiosidade, já que eu gosto do universo vampiresco e seus personagens e ela é uma mestra nesse aspecto. Não sabia que eram volumes (!), isso me desanimou um pouco, mas nada demais, anda morro de vontade de ler as obras da autora.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  36. Eu sinto vergonha de nunca ter lido nada da Anne Rice kkkk Só escuto elogios sobre ela. Tenho curiosidade de conferir. Ainda mais depois de sua resenha xD

    Abraço! - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  37. Tenho um amigo que doido pela livros da autora, leu a serie toda e me indicou tantas vezes que perdi a conta. Morro de vontade de ler, mas é aquilo, já li tanta coisa com vampiros que tenho medo de não gostar, vendo que você até favoritou o livro me deu o animo que faltava.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Sou geração crepúsculo, não nasci pra vampiro de verdade, HAHAHA.
    Gente acho o Lestat do filme uma graça, pq né, é. Kk, mas, 11 livros? Sei que é imortal, mas, vamo escrever outras coisa amiga.
    Ah sim, genial, a escrita dela aparenta ser genial pelo que você descreveu. Gosto quando o autor permeia no filosofar e a escrita fica intacta, nada carregada ou com leitura arrastada.

    ResponderExcluir
  39. Oi
    Eu sou doida para ler esse livro. Amo o filme e acho que o livro seria ainda mais incrível!
    Adorei o jeito como você fez a resenha separando sua opinião, os personagens e o ambiente.Quero muito ler!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  40. Oi, tudo bem?
    Acredita que ainda não li nada de Anne Rice? Sou louca para ler Entrevista com o Vampiro, mas nem vi o filme ainda. Sempre me falaram muito bem da escrita dela, então acho que vou começar por esse livro.
    Sua resenha me conquistou e vou dar uma chance para autora. Espero gostar :)

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  41. Oi, tudo bem? Eu adoro o filme e sempre quis ler o livro, mas nunca li. Fiquei animada agora. Não sabia que não era um livro único, mas mesmo assim ainda continuo interessada. Eu gosto de livros de vampiros, mas neste estilo. Não sou muito fã de vampiros fofinhos.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá

    Eu já vi o filme,mas o livro eu nunca li, na verdade nunca li nada da autora,mas tenho muita vontade vejo muitas críticas positivas sem contar que gosto de livros do gênero,gostei da sua resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir