Resenha: A Mulher do Viajante do Tempo - Audrey Niffenegger

em 4 de março de 2016





Confira a resenha do livro "A mulher do viajante do tempo"








Sem dúvida, um dos meus livros favoritos.



"O Tempo é precioso, mas é gratuito.Você não pode possuí-lo, você pode usá-lo. Você pode gastá-lo. Mas você não pode mantê-lo. Uma vez que você o perdeu nunca poderá recuperá-lo." - Audrey Niffenegger



Autora: Audrey Niffenegger
Editora: Suma de Letras
Lançamento: 2004 (a versão da capa em 2009)
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 456
Classificação: 5/5 estrelas. Favorito!

Links: Skoob, Goodreads.






 Sinopse


Henry sofre de uma doença genética que o transporta no tempo. Inesperadamente, a qualquer hora, ele viaja para o passado ou para o futuro. Henry não tem controle disso. Ele pode viajar numa época em que ele ainda não existia ou muitos anos a frente. Ele pode encontrar seu eu do passado, seu eu do futuro, seu eu que está algumas horas no futuro, e até mesmo pode vim um Henry do passado ou do futuro para o presente. Assim, ele também acaba visitando sua família, amigos e alguns lugares inusitados.


Numa dessas viagens, com seus 30 anos (ou pouco mais do que isso) conhece uma garota de seis anos chamada Clare e, a partir desse dia, ele sempre a encontrará em diversas épocas da vida dela e a ajudará quando necessário. 


Isso de viajar para um pessoa e não para um lugar, nunca aconteceu antes.


Henry terá que encontrar uma forma de se adaptar a situação e não assustá-la, pois não é todo dia que um homem do passado, presente ou futuro, aparece nu na sua frente, ainda mais na frente de uma criança.


E a estranha relação que constroem é a pura concepção de amor. Henry vira uma espécie de melhor amigo e Clare sempre o ajuda com roupas e comida. É uma relação marcada por altos e baixos. Por momentos de espera e preocupação.


A mulher do viajante do tempo mostra, nessa relação, o que é o amor.


Minha ínfima opinião



O livro é maravilhoso. Sem dúvida, é o meu favorito.

Romântico, retrata delicadamente a famosa frase: te espero o tempo que for preciso.

Em 2015 tomei uma decisão: sair da minha zona de conforto e ler vários gêneros. "A Mulher do Viajante no Tempo" foi o livro de romance que eu escolhi, aliás, vi esse livro por acaso no skoob e resolvi lê-lo. As críticas eram bem divididas e eu quis ler para ter minha própria opinião. Não sou muito adepta a livros de romance, mas eu me surpreendi.


Esse livro tem um pouco de tudo. É dramático, romântico, tem suspense, situações tristes e alegres. É lindo e delicado! 


E fico pensando em como a autora conseguiu pensar em toda essa estória.

As viagens no tempo são um pouco confusas no começo, mas quando você entende o que está acontecendo... o que não demora, fica maravilhoso! 

Ao finalizar o livro e entender tudo o que ocorreu, quis voltar ao primeiro capítulo e ler tudo novamente com outros olhos. Quando se lê pela primeira vez, os capítulos são cheios de mistérios e acabam de uma forma abrupta que te deixa curiosa (o) para ler o próximo capítulo que, geralmente, não tem relação alguma com o anterior.

Esses mistérios vão sendo desvendados no decorrer da estória de uma maneira que eu achei simplesmente genial. É tão delicado! E claro, aquela situação que você passou umas páginas tentando entender e se perguntando o que ocorreu tem sempre uma explicação e um motivo. No início, pensei que fosse algo trivial, e a resolução do mistério mostra que é muito mais que isso. É amor.

Quando terminei o livro chorei muito e passei uma semana pensando sobre a estória. Não que seja uma estória triste, linda ou 'apenas' emocionante. 

É que me fez parar para pensar se, eu no lugar dela ou dele, realmente viveria todas as situações que eles passaram por amor, e por quem eu faria isso? Quem vale a pena? E sabe, não se trata apenas do 'amor da minha vida' mas sim das pessoas queridas.

Me fez pensar muito em como eu levo a minha vida e no que realmente importa.


Por mais que seja um livro de ficção, a questão que ela trabalhou é bem realista, só que trabalhado de uma forma diferente. Tem um final, no quesito sentimental, muito realista.


O livro é narrado pelo ponto de vista de Clare e de Henry. A autora soube representar muito bem a narração de cada um, parecendo mesmo duas pessoas distintas. 

Gosto quando existe dois pontos de vista da mesma situação, pois, as vezes um personagem, assim como nós mesmos, interpreta aquela situação de uma forma e o outro de forma diferente. 

Clare e Henry são personagens muito reais. Parecem até pessoas de carne e osso! Não tenho nada a reclamar do livro, para mim, tudo foi ótimo. Esses personagens são inesquecíveis.


O livro tem um filme, um pouco antigo. Mesmo depois de ter lido o livro, eu adorei. Me fez dar cara aos personagens do livro e sentir o que senti lendo o livro, só com percepções visuais. Recomendo muito o filme.


Agora me conta o que você achou do livro e/ou filme? Como eu disse, as opiniões sobre o livro são bastante divididas. Eu adoraria saber o seu ponto de vista!





31 comentários , comente também!

  1. Quando comecei a ler que Henry sofria de uma doença eu já desanimei, pois realmente não curto esse tipo de literatura que tem surgido por aí em que o protagonista tem que ser doente, mas aí continei lendo e vi que, na verdade, a doença do cara é voltar no tempo! Adorei isso! hahahah
    Curti muito a premissa, e é bem legal isso de ter filme. Adoro ler um livro e logo após assistir o filme dele. :)

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que dizer desse livro? Eu recomendo para todos, eu amei ele.

      Excluir
  2. Olá
    Nossa que diferente isso de Doença de viajar no tempo, fiquei intrigada, o livro me pareceu bem bonito mesmo, me deixou curiosa para conhecer as reações dos personagens à esses encontros temporais.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que bom ler isso. Coloquei esse livro na minha meta de leitura desse ano, porque li uma resenha muito positiva e fiquei curiosa.
    Com a sua quero logo passar ele na frente de todos hahahaahahha
    Que resenha deliciosa. Nossa, apaixonada. Dá pra sentir a vibe!
    Essaxsico tô logo aproveitando. Valeu!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não conhecia esse livro, mas amei a sua resenha, a sinopse tudo, ele deve ser incrivel de se ler, eu sou louca com romances então com toda certeza irei ler ele, e quem sabe amar tanto quanto você amou, parabéns está ótima sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Erica.

    Gostei muito da sua resenha. Eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas já assisti o filme que é maravilhoso. Eu tenho vontade de saber se a história do livro é a mesma do filme e ainda terei ele na minha estante.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie.
    Eu sou louca para ler esse livro, fiquei mega ansiosa depois que assisti o filme e só assim fiquei sabendo do livro. O filme é maravilhoso, eu realmente ameiiiiii, sempre que assisto me emociono.
    Acho que ler o livro vai ser melhor.
    Vou conferir depois a resenha do filme, aí vc fala se tem muitas diferenças para o livro e tal.

    ResponderExcluir
  7. É um dos meus livros favoritos da vida, tenho vontade de relê-lo ainda. Assisti ao filme depois de ter lido e também é um dos meus filmes favoritos. As viagens no tempo do personagem ficam bem mais confusas no filme, no livro é mais fácil de compreender.
    Também chorei no final da trama.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Hey, tudo bom? Não conhecia o livro mas que bom que você saiu da sua zona de conforto e achou um livro que te surpreendeu e que vc gostou! Parece o tipo de história que me prenderia tb, acho muito interessante essa coisa de voltar no tempo. Vou procurar o filme! Bolsas

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bom? Não conhecia o livro mas que bom que você saiu da sua zona de conforto e achou um livro que te surpreendeu e que vc gostou! Parece o tipo de história que me prenderia tb, acho muito interessante essa coisa de voltar no tempo. Vou procurar o filme! Bolsas

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é realmente lindíssimo!!! Li há um tempo, por indicação da minha irmã, um pouco depois de ter assistido ao filme. Lembro dela dizendo "Lê o livro, é perfeito!". Também gostei do filme, mas o livro tem muito mais profundidade e emociona mais, como geralmente acontece.

    Bjs,

    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, parece ser bem emocionante né? Anotei a dica pra ler depois, prevejo uma ressaca literária daquelas, rsrs
    Lgal que tem filme, vou procurar pra ver tbm.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, já conhecia o livro de capa, mas ainda não tinha lido nada dele. Gostei da sua resenha e fico feliz que tenha gostado do livro, mas ele não despertou nenhum pouco a minha curiosidade, por isso acredito que não o leria.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu não conhecia esse livro! Mas já gostei só pela originalidade da premissa... viajar para uma pessoa? Nunca tinha visto! A capa é maravilhosa, não sei se transmite o teor da história, mas que é linda, é. Também gostei da sua resenha, sincera, mostrando o que há de bom na trama sem spoiler. PS: compre logo uma mesa de cabeceira!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Acho que tenho uma breve lembrança de ter visto o filme deste livro, mas não lembro muito da história, mas pelo o que você abordou e pela sinopse do livro a história realmente deve ser muito bonita.
    Abraços
    pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Ai que lindeza de resenha! Acho que não há nada mais bonito do que livros que nos fazem pensar e refletir sobre coisas que vivemos ou passamos. Muitas vezes conseguimos algumas respostas por ai. Gostei!
    O enredo é muito sensivel e eu tenho certeza que choraria que nem você hahahah.
    A capa me lembrou Cecelia Arhen!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Eu li esse livro há alguns anos e fiquei muito feliz quando vi aqui no seu blog, uma resenha dele!

    Fico muito triste que, hoje em dia, ele não seja tão falado! É um livro maravilhoso e me marcou muito. E pelas suas palavras, dá pra ver que também te marcou.

    Com certeza é um livro que precisa ser lido, relido e amado. A autora merecia um prêmio por ter escrito algo tão incrível e tocante.

    Beijos e até mais! <3

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  17. Oie, li um livro sobre viagens no tempo semana passada e amo esse tema! Espero ler esse não apenas por esse quesito, mas também pelo sentimento e por tudo que tem no enredo.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  18. Fiz a leitura desse livro há muito tempo, e não entendi muito bem, achei um pouco confuso, acho que pela questão de viagem no tempo, então pela época que eu li e não estava tão madura em relação as leituras. Mas, no modo geral foi um romance lindo e bem escrito!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Já li resenhas falando muito bem dessa obra. Assumo que essa coisa do capítulo seguinte não ter relação com o anterior tem me deixado bastante com o pé atrás apesar das boas recomendações. Mas quem sabe uma outra eu tomo coragem, não é?

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esse livro é favorito de muitas pessoas, mas ainda não tive oportunidade de le-lo.
    Parece ser uma história interessante, mas eu teria que ter muita atenção nessa mudança de capítulos para não ficar muito perdida.
    Já vi alguns trechos do filme e pareceu ser bem romântico!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oiee

    Eu sou doida pra ler esse livro! Pior que tenho na estante mas ainda não li.
    Eu vi muitas críticas boas, por isso comprei. Parece ser muito interessante isso de ficar viajando no tempo.
    Gostei muito da sua resenha, vou tentar passar ele logo na frente da fila rs.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá! Assim como você o livro me tomou por completo. Sei que existem algumas passagens turbulenta, porém, com o passar das páginas, tudo fica de fácil entendimento e todos esses passagens mais obscuras são resolvidas ao longo da narrativa. Parabéns pelo lindo blog! Grande abraço!
    www.lostgirlygirl.com
    www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  23. Olá! Eu adoro esse tipo de história e, depois dessa resenha, com certeza entrará para minha lista de leitura!
    Amo romances que envolvam drama e suspense e que nos façam refletir sobre nossas próprias vidas.
    Valeu a dica!

    Abraço!

    Karla Samira
    Olá!
    Adorei a sua resenha crítica, acho que os blogs realmente precisam ser sinceros nas opiniões sobre cada detalhe do livro, pois o leitor se baseia nelas para ler (e/ou criar expectativas) ou não.
    Amei a capa do livro, apesar de não gostar de livros de fantasia, sobretudo os que envolvam magia!
    Que pena o autor não ter aprofundado como poderia e que a revisão não ficou como esperado. Mas fico feliz porque, assim mesmo, você recomenda a leitura.
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Que loucura essa ideia de uma doença que faz se transportar no tempo! Sério, num primeiro momento só consigo pensar que a autora tomou umas antes de escrever hahahah mas sim, é uma premissa inteiressante e muito diferente. E você com sua paixão pelo livro, que ficou exposta na resenha, me convenceu totalmente a querer ler. Fiquei muito curiosa sim, obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oooi. Eu morro de vontade de ler esse livro. Na verdade não sei porque ainda não o li já que sou apaixonada pelo filme e creio que o vi tantas vezes. Sempre achei louca essa história da doença, mas também interessante e diferente. A autora teve uma sacada diferente do que já foi feito em outras ficções.
    Eu não sabia que a narração da obra era intercalada e acho que fico muuuita mais curiosa para ler do ponto de vista de Henry do que dela, já que ele passa pela experiencia das viagens e tudo mais.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  26. Já vi esse livro tanto no Skoob, quanto na blogosfera, por se tratar de um romance tão emocionante e belo, tenho muita curiosidade em ler, gosto da pegada que o livro proe e saber que está é uma história que além de fazer o leitor de se emocionar e até refletir, sua próprias ações, me deixa contente, afinal, obras com essa pega, normalmente me conquistam demais! Com certeza vai para minha lista de futuras leituras!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  27. Oi!! Já assisti o filme, não gostei, e por isso tenho certa repulsa com o livro. Acho que é justamente em me colocar no lugar dos personagens, que não sinto vontade em ler.
    Sua resenha está linda, percebemos o quanto a história te tocou.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Como é bom quando lemos um livro que nos faz querer voltar ao primeiro capítulo quando terminamos a leitura. Achei bastante interessante a premissa do livro, mas as resenhas que li a seu respeito são bem divididas: algumas opiniões são boas, outras nem tanto. Acho que terei que ler para tirar as minhas próprias conclusões. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  29. oi...

    somos duas a decidir sair da zona de conforto....também estou tentando ler outros gêneros e confesso que romance era um que eu fugia na literatura...confesso que o filme eu assisti sem problemas, mas o livro....

    só que tua resenha me deixou sismada!!! adorei!!! mas to questionando o filme...será que eu assisti o mesmo que penso que é do livro???? vou ter que assistir de novo e ler o livro, porque adorei a tua indicação!!!

    bjs

    ResponderExcluir