Resenha: Viagem Solitária - João W. Nery

em 27 de fevereiro de 2016




Resenha da autobiografia "Viagem Solitária"



Antes de ler a resenha, primeiro, vamos a uma breve explicação sobre: o que é transexualidade?



Transexualidade refere-se ao individuo de gênero diferente ao que é fisicamente, ou seja, não existe correspondência entre o gênero de sua genitália e o seu gênero psíquico. 


Não é uma anomalia. Não é uma doença mental.



Autor: João W. Nery
Editora: LeYa
Páginas: 336.
Classificação: 5/5 estrelas.

Links: Skoob, Goodreads





Sinopse



Aos 2 anos, Joana queria ser tratada por "ele". Enquanto crescia, a situação persistia: queria que tratassem-na no masculino, gostava de 'brincadeiras de meninos", gostava de se vestir como tal. Nunca entendeu porque era uma garota, porque devia ser menina e não menino. Odiava quando era obrigada a usar vestidos.

Apaixonou-se por garotas e nunca aceitou seu corpo feminino.

Por que ela tinha que ter nascido naquele corpo? No corpo errado?

Sempre castigou-se por isso.

Em casa, todos tentavam fazer Joana mudar de ideia, aceitar sua condição. Então, quando brincava, fingia que era João.

Quanto mais crescia e quanto mais seu corpo se desenvolvia, menos gostava dele. Invejava os meninos.

Em sua vida teve diversas mulheres, sempre exigindo que fosse tratada no masculino: por João. Quanto mais o tempo passava, mais Joana virava João. Até que passou a facilmente a ser confundida por homem, o que provocava imensa satisfação. Virou João.

Esta autobiografia, relata a vida do primeiro transexual-homem -mulher que se tornou homem, ou melhor, homem que nasceu no corpo de uma mulher - do Brasil, retratando como foram suas experiências, dificuldades e problemas. João permite que penetremos em sua alma para entendermos como se sentia perante uma sociedade separada por gêneros.



Na época da ditadura militar no Brasil, cirurgias para mudança de gênero eram proibidas e os médicos podiam serem presos. João passou anos esperando que o país tivesse tecnologia e conhecimentos suficientes para realizar a cirurgia de mudança de sexo (além da legalidade), que até então só ocorria, com muita raridade e dificuldade nos Estados Unidos. Sua situação era mais complicada: um corpo de mulher precisava ser transformado em corpo de homem. Até hoje, esse procedimento está em desenvolvimento e pesquisa, ainda continua sendo um procedimento experimental com resultados insatisfatórios. O contrário seria mais "fácil", mesmo que fosse somente uma mudança 'aparente'.


João, desesperado e infeliz, ofereceu-se como cobaia sendo transformado no primeiro transexual-masculino, ilegalmente. Tornando-se um teste até para o tratamento hormonal de testosterona, situação que gerou más consequências para a saúde no futuro. 

Entretanto, não se arrependeu, queria mesmo é ser homem de corpo também, de alma já era. Nasceu assim.


Minha Ínfima Opinião



Há anos eu queria ler esse livro por indicação de uma amiga. Ao me relatar um pouco da vida de João, fiquei extremamente curiosa para entender a alma de uma pessoa transexual que, até então, não me era claro.


Este livro foi um aprendizado emocionante. João me colocou dentro dele, mostrou-me o que é ser ele. Senti suas angústias, suas felicidades e até o profundo amor por um filho.

João sofreu muito. Teve que abrir mão de muitas coisas e até mesmo de sua carreira. 

As cirurgias foram complicadíssimas. Se hoje a mudança de sexo é complicada, imagina a 30/40 anos atrás. E João passou por tudo isso para pode adequar seu corpo à sua alma.


Hoje, o ministério da saúde reconhece transexuais, mas o poder judiciário continuar a ignorá-los, ou seja, depois de adequar seu corpo, a pessoa continua tendo o nome errado. É possível colocar uma espécie de 'nome fantasia' mas, ainda sim, João sempre será Joana nos documentos. Por conta disso, ele foi obrigado a burlar algumas leis.


João viveu muitas batalhas. Teve inúmeras experiências, e o mais importante, aprendeu que determinadas coisas não o torna menos homem ou mais homem.



Uma característica que me encantou muito no livro é que cada capítulo possui uma citação condizente com o que ele diz no capítulo, no qual me encantaram muito! Pode ser uma frase de um filósofo, de um escritor ou um poema de João. Seus poemas são lindos.


Cada capítulo do livro representa uma fase da vida dele, um acontecimento importante ou discorre sobre uma amizade significativa.


Saiba mais sobre João W. Nery e sua história: se você quiser saber um pouco mais sobre João, lugares não faltam. Ele já deu diversas entrevistas, possui blog e página no facebook e foi até ao Programa do Jô.


O autor de Viagem Solitária também possui blog: clique aqui para acessar.
Visite também sua página no facebook: clique aqui para acessar.


38 comentários , comente também!

  1. Oie!
    Sabe que eu tenho esse livro aqui, mas sempre passo ele direto?
    Sua resenha foi grande, mas ficou absolutamente perfeita. Você esclareceu muito sobre o livro e fiquei interessada no fato de que ele queria fazer a tal cirurgia na época da ditadura, e que isso era proibido, imagino que deva mencionar algo sobre essa época no livro.
    Fiquei feliz ao saber que você gostou do livro, e com certeza passarei essa biografia na frente de outros livros, parabéns pela resenha tão bem escrita, e por nos trazerm uma história biográfica, o que não vemos tanto por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara, o livro cita sim sobre a ditadura, mas é muito vago. Quem não tiver muita noção dessa época (acredito que seja difícil, mas pode acontecer) não entenderá muito. O que é citado mesmo é essa dificuldade da cirurgia por conta da época e da tecnologia.

      Muito obrigada pelos elogios, fico muito feliz quando vocês gostão do que escrevi, sempre faço com muito carinho.

      Pode ler o livro ser receios, é muito bom e muito interessante.

      Excluir
  2. Nossa, não conhecia a história dele.
    Esse parece ser o tipo de leitura interessante e construtiva. Imagino como deve ter sido pra ele ser quem realmente é naquele tempo, se agora ainda vemos situações que machucam, imagina na época da ditadura.
    Adorei a dica, vou procurar para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho muitas dúvidas sobre o assunto e gostaria de ler o livro mais como uma forma de sanar minha curiosidade. Imagino que o assunto deva ser amplo mesmo e não ficando apenas no quesito 'mudança de sexo', há toda uma transformação cultural por trás disto.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente tô apaixonada por esse livro, já vi algumas entrevistas do João e te confesso que ele é um guerreiro, tenho uma que faz direito e quer fazer o TCC dela a favor dos transexuais. Vou indicar o livro para ela.
    Muito interessante saber mais da vida dele num livro, esse cara é incrível.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Nunca li nada do gênero, na verdade por se tratar de uma autobiografia, não sei se leria, não sou grande fã desse gênero, li poucos, bem poucos até agora. Parece ser uma ótima leitura, mas vou deixar passar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, apesar de gostar de biografias esse livro não me desperta interesse. Acho que a história de João é boa sim e seu depoimento deve ser levado para que outras pessoas possam se libertar das críticas sociais. Não é um livro que eu leria, mas o teor dele é importante para um país que vive em meio ao preconceito

    ResponderExcluir
  7. Oi, nunca havia ouvido falar do livro, e achei ele bem interessante. Poder conhecer um pouco mais pelo o que João passou e várias outras pessoas passaram e ainda passam. Fico feliz que tenha gostado.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Sou da geração que viu a Roberta Close posar pra Playboy. Nem imagina do que estou falando né?! Uma trans, uma das mulheres mais lindas do Brasil na época, que na verdade era um homem, fisicamente falando.

    Já tinha ouvido algo sobre esse livro, mas nunca me interessou, sei lá, acho que minha fase biografias anda prejudicada. Entra na lista para quando voltar a ler...

    Amei a resenha, muito explicativa, sem pre julgamentos ou indução. Muito, muito bem escrita. Parabéns.

    Bel Góes
    - http://conchegodasletras.blogspot.com.br/ -

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem?
    Não conhecia o autor, nem o livro. Nunca tinha nem visto a capa.
    Bom! Não é um livro que eu leria, não senti interesse em ler e realmente não curto biografias ou autobiografias, sempre empaco na leitura.
    Não conhecia a história.
    Gosto quando o autor coloca no inicio de cada capitulo uma citação que condiz com o que o capitulo vai falar.
    ótima resenha

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2016/02/resenha-cartas-para-voce.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, não conhecia o livro e adorei sua resenha e a forma sensível e prudente que você abordou o tema que o livro traz. Sobretudo amei o inicio quando você enfatiza que a transexualidade não é uma doença!!! Fiquei curiosa com o livro e com a forma como os capítulos iniciam, acho que irei me emocionar. Anotei e pretendo ler em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olha eu não conhecia esse livro, mas sinceramente gostei bastante da forma como tu desenvolveu a sua resenha. Espero poder ter a oportunidade de ler livros desse gênero, porque pego muito pouco. Nunca vi resenha desse e sinceramente me chamou atenção. Talvez eu venha a conhecê-los como tantos outros que já tem e que até virou moda né? Mas mesmo assim gostei quando tu disse que no começo tem citações e isso eu acho que faz toda diferença em um livro. Acho muito legal sabe? Enfim...Quem sabe eu

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-virando-amor.html

    ResponderExcluir
  12. O livro deve ser bem esclarecedor ja que ela quem narra sua própria história, sentimentos e dificuldades, eu poderia até ler por curiosidade para entender como funciona e como foi todo o processo naquela época, fora isso o livro não me interessa... tenho minhas próprias convicções e apesar de respeitar o livre arbítrio alheio, custo a crer em algumas afirmações ja tão batidas na sociedade atual.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  13. OIe!
    Confesso que não gosto de biografia, já tentei algumas vezes, mas não consigo engrenar na leitura. Mas confesso que interessado nessa história, pois é algo tão atual, que fiquei curiosa. Fico a imaginar todos os problemas que ele precisou enfrentar para ser aquilo que sempre se viu, como um homem. Muito interessante.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá, Tudo bem??
    Ainda não sabia da existência desse livro, gostei do tema abordado, na realidade eu gosto de assuntos meio "Polêmicos" então com certeza este é um livro que procurarei ler durante este ano, inclusive já anotei as informações dele para comprar.

    Abraços,
    Gabriel Lucas | Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Achei esse livro bastante sofrido. Sempre quis entender a mente de um transsexual. Não deve ser fácil, as pessoas não entendem, julgam e machucam.
    Gostei muito da premissa do livro e acho que leria.
    Gostei muito da sua resenha e obrigada pela indicação.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida de transsexuais é bem sofrida né. Então o livro retrata bastante isso. Muito triste. Eu sou bem cabeça aberta e não me importo com esse tipo de coisa. Esse livro me fez entender o lado de João.

      Excluir
  16. A vida dele não foi nada fácil. Hoje ainda não é para ninguém, mas está melhorando. Algumas pessoas (minoria infelizmente) já estão com a mente aberta.

    Eu sou daquelas que aceita tudo, cada um sabe da sua vida, não é mesmo?
    Deve ser agoniante ser uma coisa e se sentir outra.

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Thay, não diz respeito a mim, se a pessoa se sente bem e feliz assim, por que não? Não esta prejudicando ninguém.
      Deve ser realmente não agonizante, ainda bem que eu gosto de ser mulher.

      Excluir
  17. Oi Erica, tudo bem?

    Nossa, esse livro parece ser muitíssimo interessante e emocionante, ver tudo pelo que o João passou para ser simplesmente quem ele é. Lutar contra a natureza, contra o que as pessoas esperariam dele, e com toda a dificuldade das cirurgias, a situação do nosso país e todo o preconceito ainda existente. Fiquei muito curiosa com a história e com certeza quero conhecer.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oi, Erica!
    A leitura de autobiografias costuma ser sempre algo muito bom pois foi escrito pela própria pessoa e fica bem mais nítido e real acompanhar sua história quando é ela própria narrando. A primeira e única que li até, de certa forma, foi Marley & Eu, que virou um dos favoritos, e por mais polêmico que o assunto deste da resenha seja, além de interessante de se incentivar seu debate, ainda assim eu não leria, não me despertou interesse algum. Mas parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Realmente parece ser um livro que mexe com a mente do leitor e espero que faça uma reforma mais liberal na cabeça de quem lê. Já faz alguns anos que me pego pensando em como deve ser dificil para quem nasce no corpo de mulher mas não realidade é um homem, e vice e versa, claro. Não deve ser algo fácil, muito menos para o caso de Joana, que se arriscou sendo cobaia da cirurgia de mudança de sexo. Gostei do autor ter escolhido um caso real pra tratar do assunto, mostra o quanto isso é natural e faz parte do cotidiano assim como nascer menino e se sentir menino ou nascer uma menina e sentir como a mesma.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Esss livro me pareceu excelente para entender um pouco mais sobre o que é a transexualidade. É uma coisa que acho muito confusa de entender. Como uma criança já tem essa noção de sexualidade entre ser uma menina ou um menino..
    Vou querer ler com toda a certeza.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  21. Nossa, deve ser uma leitura incrível! Obrigada pela indicação!
    As pessoas trans são guerreiras, especialmente no nosso país, ainda tão burocrático e preconceituoso. São muitos desafios para que elas possam ter uma vida minimamente normal e feliz e respeito todas por isso.

    Certamente é uma sugestão de leitura que eu quero ler quando tiver uma oportunidade.


    Bjs,


    http://tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia esse livro! Que história incrível! Fiquei curiosíssima para ler a história do João e mergulhar na mente dele! É um assunto realmente pouco explorado na literatura e que deveria ter mais espaço. Uma história de luta, superação e a busca por si mesmo. Já quero muito ler! Gostei da resenha :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oiee

    Eu não gosto muito de biografias, mas essa eu leria. Achei interessante saber um pouco da alma e da vida das pessoas transexuais.
    Achei uma ótima dica e gostei da sua resenha.
    Só a capa que não curti muito, mas é pq não gosto de capas com pessoas rs.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie! Achei interessante a proposta do livro. Nem imagino como deve ser o psicológico de uma pessoa que precisa passar por tantos problemas e acusações para conseguir aquilo que sonha, mas acho que o livro ajudaria muito a compreender. Mas confesso que não é uma leitura que eu realizaria agora, pois biografia está longe de ser um livro que me agrada... não tive uma boa experiência com a última que tentei ler. Porém, para quem gosta, parece ser uma leitura maravilhosa *-* Adorei a resenha e a indicação!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  25. Uau... Gostei muitíssimo da sua resenha. Foi bem escrita, direta e não apresentou nenhum pré-julgamento. Assim como você, acabei ficando curiosa para entender melhor a mente de uma pessoa que passa por tal situação na vida. Ainda não li o livro, mas entrou para a lista de desejados.
    (Mari Ramos)

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom?

    Eu não conhecia essa publicação. Acho muito legal o tema, pois como é pouco discutido e como muitas pessoas não consegue entender, é ótimo para reflexão e debate. É tão interessante ver a história de um brasileiro e conhecer as dificuldades que passou para ser aquilo que queria ser, pois aprendemos um pouco mais sobre a realidade do país.

    Ótima resenha. Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu não conhecia o livro e nem o autor ainda, confesso que eu gosto muito de livros de autobiografia e esse chamou bastante minha atenção, acho muito bacana poder conhecer mais o autor e normalmente gosto muito da forma como a trama é contada.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  28. Oie, acho que é a primeira vez que vejo a respeito da obra e confesso que fiquei bem curiosa, pois nunca li nada que traga este tema. Sua resenha me deixou bastante a vontade e por isso quero ler a obra

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  29. Oi Erica, tudo bom?
    Simplesmente adorei a resenha e o livro que você escolheu pra ler! A transexualidade é um tema muito difícil ainda (infelizmente), as pessoas não entendem o que é e tem muito preconceito. Acho isso muito triste, defendo a opinião de que cada um deve ser o que quer ser. Ainda mais nesse caso, que a pessoal realmente nasce "no corpo errado". Deve ser muito difícil mesmo, a gente que é cis gênero não tem nem condição de imaginar o problema.
    Gostaria muito de ler esse livro pra poder entender também o que se passava na cabeça e João, com certeza será um aprendizado muito valioso.

    beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi!!
    Estou aqui tentando lembrar se já li algum livro que trata de transexualidade, mas acho que não.
    Imagino que essa condição deve ser muito confusa quando se é criança né, até entender o porque se sentir um menino, mas ter corpo de menina.
    Eu estou aqui tentando imaginar o que ele passou, o preconceito que deve ter enfrentado.
    Ele foi um pioneiro nessa questão de uso de hormônios, o mais incrível é que mesmo o tratamento ter trazido problemas de saúde ele se sente satisfeito, dá para perceber o quanto ele queria mesmo essa transformação.
    Agora que conheci esse livro fiquei louca para ler, realmente é uma biografia que todos deveriam ler, não somente para entender a transexualidade, mas saber como é a luta de pessoas assim.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  31. Eu normalmente não gosto de livros biográficos, mas fiquei muito interessada em também entender melhor a mente e experiências de uma pessoa transexual, acredito que não deva ser algo fácil nascer em um corpo que não condiz com o que se sente/pensa. Adorei a indicação de leitura, confesso que não conhecia João ou sua história.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  32. Oiee ^^
    Acabei de ver um filme que também tem como protagonista um transexual, e ADOREI! Normalmente eu não curto ler biografias, mas fiquei curiosa para conhecer a história do autor, parece ser mesmo muito emocionante e angustiante. Imagino que a cirurgia tenha sido difícil mesmo, o filme que eu vi hoje (A garota dinamarquesa), a história se passa em 1930, se não me engano, então o preconceito também era grande, e os riscos e dificuldades da cirurgia também. Fiquei curiosa para conhecer melhor a história do João ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Parece ótimo!
    Adoro esse tipo de leitura, esclarecedora e profunda, verdadeira.
    Espero ter a oportunidade de ler!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    A transexualidade tem sido amplamente discutida ultimamente e isso gerou em mim, assim como ocorreu com vc, uma vontade de conhecer melhor como funciosa para essas pessoas, as barreiras que elas tem que transpor e o seu psicológico que de certa forma deve ficar abalado. Ainda não conhecia essa obra e gostei da sua resenha, dos tópicos que vc abordou. Eu com certeza daria uma chance a esse livro.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  35. Oiiie
    que legal sua resenha, não conhecia o livro mas acho bem legal biografias apesar de ter lido poucas na vida e essa me chamou bastante a atenção

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir