Projeto 101 coisas em 1001 dias

em 12 de julho de 2019


Você conhece o projeto 101 coisa em 1001 dias?

Como o próprio nome do desafio diz, você deve listar 101 metas e realizá-las em 1001 dias, aproximadamente 3 anos. Bacana não?

O desafio foi criado por http://www.dayzeroproject.com. No Brasil, foi traduzido pela Patrícia Muller.



Mas, porque exatamente 101 coisa em 1001 dias?


Não encontrei no site de origem do projeto sobre o real motivo. Entretanto, utilizando-se dos ensinamentos da PNL (programação neurolinguística), posso ter uma ideia.

Primeiramente, o período de duração do projeto é cerca de 2 anos e meio. Esse período é o ideal para o planejamento de objetivos de médio prazo. Por exemplo, comprar um carro, financiar uma casa (esse pode ser até um objetivo a longo prazo, né), conseguir uma promoção no emprego ou fazer uma viagem internacional.

Esses tipos de objetivos requerem tempo para serem completados. Assim, a PNL sugestiona que seja feito todo um planejamento em cima desse objetivo.

-Ok, mas como?

Para alcançar o seu objetivo maior é necessário que sejam estipuladas algumas metas menores, para que você vá caminhando aos poucos.

Por exemplo, para fazer uma viagem internacional não basta você decidir que deseja viajar (isso quase todos nós queremos, não é mesmo?).



É necessário um planejamento:

-Juntar dinheiro
-Tirar o visto
-Pesquisar preço de passagens e hospedagem
-Pesquisar clima
-Pontos turísticos
-Verificar a disponibilidade de tempo para a viagem


Isto é, você não vai simplesmente fazer esse tipo de viagem sem saber o básico sobre o local, sem ter dinheiro e sem tempo para isso, não é mesmo?


Pois bem, inspirado nisso, você pode planejar seu próprio projeto 101 coisas em 1001 dias para alcançar alguns dos seus objetivos que você tanto sonha.

Sabe aquele sonho que você vive deixando de lado? Deixar esse sonho sempre para depois implica em nunca realizá-lo. As vezes, pode até não ser algo muito difícil, mas exige um planejamento!

Por isso, que tal se inspirar com o projeto e começar a planejar seus próximos quase 3 anos? Não seria interessante montar sua lista com as suas 101 coisas pensando em como você deseja estar daqui a 1001 dias?



Dicas para você completar todo o projeto


Inicialmente, pode parecer fácil, mas não é. A ideia do projeto é fazer você realmente se desafiar, tirar aqueles sonhos e desejos parados na estante e colocá-los em prática.

Claro, se você estacionou muitos dos seus pequenos e grandes sonhos, pode ser porque eles sejam trabalhosos ou porque você simplesmente vai deixando para depois... até que você se dá conta de que nunca os realizou. Já passou por isso?

Este é um desafio que serve para você repensar e planejar melhor a sua vida: onde você pretende estar daqui a três anos?

E todo esse planejamento envolve metas bem construídas!


Mesmo sendo um número considerável de metas (101), pense em todas com muito cuidado. Eu, por exemplo, listei cada meta sabendo que eu seria capaz de realizar todas, apesar de cada item ser, realmente, um desafio para mim. E esse é o segredo.

Eu listei 101 desafios possíveis de serem feitos por mim

Sua metas precisam ser possíveis, mensuráveis e "pé no chão"





Ok, falar isso pode soar para você um pouco "doido" ou "sem noção, mas veja bem...

Eu vi o projeto em muitos blogs e percebi que várias pessoas NÃO conseguiam realizar alguns desafios listados. E claro, isso é perfeitamente natural! Afinal, nós mudamos ao longo do tempo, assim, nossos desejos e vontades também mudam. Naturalmente, muitas coisas que queríamos fazer há alguns anos, hoje, não queremos mais.

Porém, não pude deixar de notar que alguns desafios eram um tanto impossíveis e inviáveis de serem realizados durante o período do projeto.

Obviamente, não vou julgar o que é impossível de você fazer ou não... cada um é cada um, né? Mas há algumas coisas que são claras. 

Por exemplo, fazer um desafio que dependa de terceiros é muito difícil. Você precisará da iniciativa de outra pessoa e, as vezes, essa pessoa não estará disposta. 


Outra coisa é se impor um desafio por um tempo que você sabe que não conseguirá realizá-lo (cada um tem que saber o seu limite) ou porque ele envolve um dinheiro absurdo que você não tem (e sabe que não terá mesmo que trabalhe muito) a não ser que caia do céu.

Sonhar é uma coisa, listar tarefas plausíveis é outra


Porque estou falando tudo isso? Por que quando você se desafia e não cumpre, a sensação de fracasso, falha... impotência pode ser grande. Imagina então quando você lista coisas impossíveis.

A reflexão sobre a vida com esse projeto é consequência (e deve ser saudável) e, com ela, vem as reflexões e lembranças que podem doer. Penso que as vááárias reflexões que o projeto nos trará ao longo do tempo serão importantes para nosso desenvolvimento como pessoa e, principalmente, para não deixarmos nossos sonhos e vontades de lado.

Aliás, acredito que esse seja um os objetivo do projeto: repensar nossa vida, nossos sonhos e nosso futuro.


Outro ponto interessante é você aproveitar o projeto para mudança de hábitos. Por exemplo, comer menos doces, fazer exercícios físicos 3 vezes por semana, arrumar a cama todos os dias, ter uma alimentação saudável.

Hábitos são pequenas mudanças no dia -a -dia que podem gerar, no futuro, uma diferença enorme na nossa vida, principalmente, na qualidade de vida.

Você quer ser mais saudável daqui a 3 anos? Obviamente, se você já é saudável, não incluirá esses exemplos na sua lista. Entretanto, eu sei que você tem vários hábitos que gostaria de acrescentar à sua rotina.



Além disso, alguns dos tópicos da sua lista podem estar relacionado à educação: entrar na faculdade, começar um curso técnico, aprender a fotografar, aprender a tocar um instrumento musical, conseguir a fluência no inglês. Percebeu que o projeto pode te ajudar a desenterrar alguns objetivos que você vive deixando de lado?

Por último, sabe aquela vontade que você tem  fazer algo há anos? Sei que você não faz porque vai deixando para depois. E o depois nunca vem.

 Eu, por exemplo, tenho vontade de colocar um piercing e não coloco... claro que acrescentei isso na minha lista. Quase 3 anos para colocar um piercing é tempo de coragem suficiente, não acha?

Além disso, há também os projetos mais sérios e importantíssimos que você quer começar a colocar em prática e não põe... Acho que todos nós passamos por isso!

Que tal refletir um pouquinho sobre a sua vida e fazer dos próximos 3  anos ... anos para cumprir suas pequenas "vontades da vida' e tempos de por os sonhos no papel (e em prática)?!


Não deixe o que você quer muito para depois.


Enfim, resumindo, o que eu queria dizer é: não se imponham metas absurdas, se desafie saudavelmente e aproveite o projeto para, principalmente, mudar alguns hábitos e mudar sua vida para melhor!

Procurando por inspiração? Aqui neste link você pode se inspirar com algumas metas https://www.dayzeroproject.com/top101


Se você ficou curiosa (o) em relação a minha lista, acesse o link do meu desafio. Ele pode te ajudar a se inspirar também!

Acesse: o meu projeto 101 coisas em 1001 dias



Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário